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Metas 2020. Agora foca e vai!!!

Metas 2020. Agora foca e vai!!!


Olá! Como combinamos (texto anterior), chegamos ao ÚLTIMO passo da série de artigos sobre metas!

Hoje vamos conversar sobre como manter o foco e não desistir! Esse texto leva apenas 3 minutinhos, vem!

A primeira frase que me vem à cabeça quando penso sobre foco é:

“Não conseguimos fazer tudo, ao mesmo tempo, o tempo todo”.

Isso não quer dizer que pra conquistar uma meta você precisa focar somente nela e abandonar todo o resto, mas....sim, você terá que fazer algumas escolhas. Portanto tenha claro: quais são suas prioridades?

TAREFA: Liste cada uma delas, iniciando pela mais importante e avançando para as secundárias. Esta lista de prioridades é o que deve guiar tuas escolhas. Ela vai te ajudar a escolher, conscientemente, onde você vai investir teu tempo, tua energia, teu dinheiro, tua saúde.

Dito isso, vamos à lista de pontos essenciais para você manter teu foco e seguir firme nas tuas metas:

PRIORIDADES

  • O foco é emagrecer? Você não precisa (nem deve) se isolar. Mas, vai precisar fazer escolhas. Talvez não estar em toooodas as festinhas e eventos, se planejar quanto à alimentação e consumo de álcool quando sair, se programar quanto ao horário de dormir para ter uma boa noite de sono e se exercitar na manhã seguinte.
  • O foco é ter relações mais saudáveis? Você não precisa (nem deve) passar a concordar com tudo que todo mundo diz. Mas entenda que precisará ter mais cuidado em relação ao que fala, como fala, quando fala e para quem fala.

PLANEJAMENTO

  • O foco é guardar dinheiro? Você não precisa cortar ao meio o seu cartão de crédito (ou talvez precise), mas usar estratégias como deixa-lo em casa e sair com a quantia certa de dinheiro que está no seu planejamento pode ajudar, ou ainda usar cartão pré-pago. P.S: Não se engane. Não saia com cartão que com apenas um clique você aumenta o limite, essa opção NÃO foi criada pensando em você gastar menos dinheiro.
  • O foco é ser uma pessoa mas tranquila, conseguir enfrentar conversas difíceis com mais paciência? Você já sabe que o assunto X ou a pessoa Y possuem um certo “poder” de te tirar do sério, então busque entender o que motiva tua falta de paciência, trabalhe nisso, e enquanto muscula essa competência, respire MUITO. Quando for previsível que vai surgir aquele assunto ou o encontro com tal pessoa, tenha um copo de água por perto, respire, se sentir que vai perder a paciência, peça licença, vá ao banheiro, lave o rosto, se reconecte com tuas intenções, respire, retorne.
  • O foco é uma alimentação mais saudável? Faça as compras somente com os alimentos do cardápio. Selecione restaurantes mais saudáveis perto do seu trabalho. Tenha comidinhas saudáveis congeladas para os dias corridos.

MOTIVAÇÃO À VISTA

  • No celular, na porta da geladeira, na carteira de dinheiro, na parede da sala. Tenha sua meta e lista de benefícios sempre por perto. Crie lembretes na agenda, mesmo que sejam para coisas básicas como beber água, respirar, permanecer 2 minutos no momento presente ou ter pensamentos otimistas. Na loucura do dia a dia a gente esquece do básico.

AUTOMATIZAÇÃO

  • É difícil manter a rotina de feedback com seus liderados? Deixe programado na agenda um evento recorrente (semanal ou quinzenal) de agora até dezembro.
  • É difícil ir ao mercado nos dias certos? Escolha um app de entregas e deixe um carrinho de compras pré-programado com o que você consome semanalmente.
  • É difícil dizer não para convites de eventos sociais? Tenha uma resposta padrão que te ajude a ter um tempo para avaliar (“Ah que legal! Vou confirmar se tenho compromisso neste dia e te aviso na sequência! 😊).

TEM QUE SER FÁCIL

  • Escolha ferramentas ou opções que vão te ajudar a se manter no caminho que você deseja. Escolha a atividade física que você gosta no horário que teu corpo responde melhor, construa com a nutricionista um cardápio que você gosta e deixe “na mão” opções saudáveis, escolha um templo espiritual que você gosta que seja fácil de você ir, encontre um app de meditação que seja fácil de acompanhar, busque técnicas que facilitem conversas difíceis, busque ferramentas que facilitem dizer “não” sem culpa.

AJUDA

  • Tá difícil manter o foco? Peça ajuda! Compartilhe tua meta com pessoas próximas a você e em quem você confia. Fale do seu desejo de conquistar teu objetivo e peça tanto feedbacks sobre como você está indo quanto “um empurrãozinho” nos teus momentos de fraqueza. Assim eles podem te apoiar na volta aos trilhos quando necessário.

ACOMPANHAMENTO

  • Já vimos isso no texto anterior. Mas é importante demais, então vou reforçar. Se você não acompanhar tua evolução, as chances de você desistir são altas. Então crie formas de checar como está indo teu progresso e comemore os avanços.

AJUSTES

  • Não se adaptou com o cardápio? Com a academia ou tipo de exercício? Com o app de meditação? Com o cartão pré-pago? Com a ferramenta para conduzir conversas difíceis? Com o templo espiritual?

NÃO DESISTA. Cheque quais ajustes você pode fazer e volte à rota.

PERSISTÊNCIA

  • Sim, esse tópico já apareceu antes mas ele é ESSENCIAL pro teu processo, então repito: é preciso repetir, repetir, repetir o comportamento até virar hábito. Pense quanto tempo faz que você estava no comportamento anterior? Ele não se formou da noite pro dia, o novo também dificilmente se estabelecerá de forma consistente de uma hora pra outra. Então: INSISTA, PERSISTA, NÃO DESISTA!

AGILIDADE EMOCIONAL

  • Último (e talvez mais importante) ponto: agilidade emocional. NADA se sustentará se você não tiver a capacidade de lidar com as tuas emoções de uma forma organizada e consciente. Nenhuma meta bem escrita sobrevive ao descontrole emocional. Mas esse tópico aqui eu vou explorar com calma e com MUITO carinho durante as próximas semanas.

Ficou com alguma dúvida ou bateu dificuldade em alguma parte do processo, me chama que eu te ajudo!

Foi maravilhoso compartilhar um pouco do que tenho feito na minha caminhada com vocês, pessoal 😊

Um super abraço e até o próximo encontro! 

Comunidade Sebrae
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