[ editar artigo]

Mitos e verdades sobre empreendedorismo

Mitos e verdades sobre empreendedorismo

O mundo do empreendedorismo é cheio de mitos que, muitas vezes, podem atrapalhar quem deseja ter um negócio próprio e acaba por deixar dúvidas que poderiam ser esclarecidas com um simples diálogo. Hoje você vai descobrir o que é mito e o que é verdade sobre os principais aspectos que precisam ser observados na hora de decidir abrir seu comércio, como por exemplo, a dificuldade de crescimento da empresa, empecilhos na hora de colocar em prática o planejamento e, até mesmo, alguns mitos sobre o investimento necessário para iniciar seu empreendimento.

É PRECISO MUITO DINHEIRO PARA INICIAR SEU NEGÓCIO

Mito! O investimento inicial vai depender muito do ramo em que você quer empreender e do tamanho do seu negócio. Não necessariamente você vai precisar desembolsar uma grande quantia de dinheiro para poder se tornar um empreendedor. Vários ramos podem proporcionar um começo bem mais tranquilo, onde um valor mais baixo já será suficiente para dar o pontapé inicial e fazer você tirar do papel o grande sonho de ser um empresário.

Pesquisas apontam que, no Brasil, as pessoas investem em média duas vezes mais do que o realmente necessário para construir uma carreira no empreendedorismo. Com esse dado, você poderá ficar mais tranquilo para realizar uma pesquisa na área em que deseja investir e descobrir qual o nicho que melhor se encaixa nas suas possibilidades.

TER UMA GRANDE IDEIA É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO

Esse é mais um mito que hoje vai ser desconstruído. Muito do sucesso do seu empreendimento vai da forma como ele é executado, do empenho que é colocado e de vários outros fatores, mas uma ideia que ainda ninguém teve e que irá inovar o mercado não é a única forma de fazer com que seu negócio dê certo.

NÃO HÁ COMO FUGIR DOS RISCOS

Verdade! O risco faz parte do empreendedorismo e sempre vai ser, mas isso não quer dizer que você irá fracassar ou que os riscos existentes de fato se concretizarão, prejudicando o seu negócio. A grande questão é saber se os desafios que você vai enfrentar são calculados e previsíveis ou se você acabou por se colocar em uma situação que poderia ter sido evitada.

É possível investir sem correr perigos desnecessários. Para isso, uma dica importante é sempre estar atento ao que acontece ao seu redor e ter um bom planejamento, pois aquelas ameaças que você previu que poderiam acontecer e já estava preparado, não irão afetar tanto a sua empresa a ponto de causar uma instabilidade irreversível.

INVESTIR EM UMA FRANQUIA É LUCRO GARANTIDO

Esse é mais um mito que rodeia o mundo do empreendedorismo, pois nada é seguro. O fato de o investimento ter sido feito em uma determinada franquia, por maior e mais conhecida que seja, muitos outros fatores vão influenciar no sucesso do negócio, como a economia do momento, a procura pelos clientes, a qualidade do seu atendimento e, até mesmo, o local onde se encontra instalada a franquia. Por isso, fique atento a todas essas informações e não caia na história de que de uma franquia é sempre garantia de lucro.

SEM UM PLANO DE NEGÓCIOS O SEU EMPREENDIMENTO NÃO TERÁ SUCESSO

Verdade! Um bom plano de negócios é crucial para qualquer empresa. É por meio dele que o início do seu negócio vai ser projetado, as formas de investimento serão definidas, o momento para expansões e várias outras questões essenciais ao bom rendimento do empreendimento.

TER UM BOM CAPITAL SEMPRE RESOLVE QUALQUER PROBLEMA

Mito! Nem tudo se resolve com dinheiro. Pode ser que determinada empresa tenha um capital bem alto, mas sem outros fatores como, por exemplo, um atendimento de qualidade, a capacidade de conseguir vender os produtos ou as ideias de forma eficiente ou realizar uma campanha de marketing de forma inteligente e que surta efeitos, os negócios não irão prosperar. O capital é importante sim, mas não é a única coisa que importa dentro de um empreendimento e isso você precisa ter em mente quando for iniciar sua trajetória nesse meio.

A META DE LUCRO SERÁ ATINGIDA RAPIDAMENTE

Esse é mais um mito, pois nada acontece da noite para o dia. Em regra, um empreendimento pode demorar de dois a três anos para começar a ser bem-sucedido, isso porque depende de vários fatores. Existem partes dentro da empresa que começarão a crescer no momento em que a experiência for sendo adquirida, que investidores forem aparecendo e que ideias forem sendo vendidas.

Nesse meio tempo é importante que o planejamento tenha sido elaborado de forma adequada para que a empresa possa se manter e não ter seu desenvolvimento prejudicado, pois muitos empreendimentos acabam justamente nesse período de espera.

NÃO EXISTEM CHEFES NO RAMO DO EMPREENDIMENTO

Mito também. A ideia de ser seu próprio chefe e não precisar dar satisfações a ninguém ou poder ter seu próprio horário sem depender de nada ou de alguém, não é de todo verdadeira. No momento em que se começa um negócio você precisará ter um comprometimento com investidores e prestar contas dos investimentos, mas principalmente, terá um compromisso com seus clientes. Assim, no fim das contas, você poderá ter dezenas ou centenas de chefes.

EM ALGUNS LUGARES DO BRASIL É MUITO DEMORADO ABRIR UM EMPRESA

Verdade. Infelizmente existem alguns locais onde os trâmites e a burocracia demoram bastante e isso acaba desencorajando muitas pessoas a realizar o sonho de se tornar um empreendedor. Mas isso não é uma regra absoluta, pois também encontramos vários lugares em que o tempo é bem reduzido e as coisas fluem com mais rapidez, como Brasília e Belo Horizonte, por exemplo. Então, para saber se você terá uma dificuldade a mais por conta da burocracia é fundamental pesquisar o local onde deseja abrir o negócio e verificar o tempo estimado.

VERDADEIRO OU FALSO

Entre mitos e verdades vale a pena sempre se informar e planejar com cuidado o seu negócio antes de empreender de fato, mas entre vários contrapontos e quando feito de forma consciente, as dificuldades não superam as vantagens de ser dono de seu próprio negócio.

Gostou do texto? Curta e compartilhe nas redes sociais e continue navegando pela Comunidade Sebrae para saber mais sobre outros assuntos.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você