[ editar artigo]

Mundo VUCA: a atualidade e suas inseguranças

Mundo VUCA: a atualidade e suas inseguranças

A tradução da abreviatura VUCA, está relacionada diretamente as palavras Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Elas são utilizadas para descrever o mundo atual em que vivemos, destacando as dificuldades, mudanças ou oportunidades, seja da vida pessoal ou profissional de uma maneira desafiadora.

Mas então, quais os conceitos da sigla?

Volatility - Volatilidade:  Ligado a velocidade pelas quais as situações acontecem. Sensação de que tudo está passando mais rápido.

Uncertainty – Incerteza: Por mais que as tecnologias estejam muito avançadas, não há certeza absoluta que as informações serão válidas para acontecimentos futuros. Há sempre uma necessidade de adaptação.

Complexity – Complexidade: A hora da escolha é de suma importância, pois uma coisa sempre estará ligada a outra, principalmente no mundo dos negócios, afazeres, tarefas e cargos.

Ambiguity – Ambiguidade: Algo difícil de planejar. Muitas coisas, seja na vida pessoal ou profissional, possuem diversos caminhos a serem escolhidos e esses precisam ser feitos de maneira consciente para que não haja arrependimentos futuros.

Qual o impacto adquirido?

As adaptações e mudanças são fundamentais para um bom direcionamento na atualidade, visto que o mundo VUCA interfere em todos os caminhos, sejam esses pessoais ou profissionais.

Bem como, o próprio mercado é quem faz todas essas mudanças acontecerem, pois é ele quem inova a cada dia.

Além disso, para cumprir a demanda, as empresas precisam acompanhar o contexto atual, proporcionando impactos na velocidade em que as transformações acontecem, priorizando seus valores e conceitos.

 

Por fim, como se adaptar ao mundo VUCA?

As pessoas e empresas precisam adaptar suas características para lidar com a volatilidade e incerteza com que as mudanças ocorrem no mundo. Por esse motivo, a flexibilidade e agilidade precisam ser presentes no cotidiano, para que as adaptações ocorram de maneira mais acentuada.

Por fim, outro conceito é multidisciplinaridade, ou seja, ter pessoas com olhares diferentes em um mesmo assunto, capazes de encontrar diferentes respostas para a mesma pergunta.

Pois bem, provavelmente você já passou por alguma mudança que impactou sua vida ou sua organização e precisa sempre inovar e correr contra o tempo para conseguir acompanhar a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade presente no cotidiano de uma maneira geral.

 

Compartilhe conosco, o que você fez para conseguir acompanhar os desafios da modernidade?

 

 

 

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você