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É só encontrar uma ideia boa?

É só encontrar uma ideia boa?

Tenho uma péssima noticia para te dar. Não basta sua ideia ser boa. Mas calma, não estou dizendo que a ideia não é importante, apenas que ela é o primeiro passo (ótimo passo) de muitos outros passos.

É comum achar que se a sua ideia for boa, você automaticamente terá sucesso, e é normal pensar assim.

Nós somos ensinados pelo senso comum que sucesso tem uma ligação direta com genialidade.

O problema é que as histórias minimizam o esforço, os anos de trabalho e os fracassos que pavimentam a estrada para o sucesso.

Legal Welliton, obrigado pela lição de moral. Mas agora, o que eu faço?

Pois bem, vou listar aqui algumas coisas que você deve levar em consideração para ter maiores chances de sucesso, além de encontrar uma ideia muito boa.

1. O que faz uma ideia boa?

Aqui na Evolve o que eu mais ouço é: Welliton, minha ideia é boa? No decorrer dos anos, estudando e observando startups de sucesso eu conseguir chegar a um modelo, muito parecido com os pilares do Design Thinking.

Uma ideia boa deve ser:

  • Desejável: as pessoas precisam querer o que você está oferecendo.
  • Factível: você precisa ser capaz de entregar o produto.
  • Viável: a operação precisa ser sustentável financeiramente.

2. Seu produto não vai se vender sozinho!

Por melhor que seu produto seja, ninguém vai bater na sua porta para comprar seu produto. Tão importante quando validar um produto é construir uma estrutura para atrair clientes em volume.

Estude bastante sobre canais de venda e como trazer clientes com um investimento de marketing saudável para a sua operação.

3. As coisas não são tão simples.

Já parou pra pensar o motivo de alguns jargões do empreendedorismo? "Empresa que não fecha depois dos dois anos da certo" ou "você vai ter sucesso depois de quebrar 3 empresas".

Existem dezenas de frases como essa, mas percebe que elas tem algo em comum? Exato, a relação com o tempo. O tempo é uma variável importante porque ele trás a sabedoria empírica sobre o que você insiste em questionar.

Não, você não vai conseguir 5000 usuários em um mês. Existe uma coisa chamada curva de adoção e disseminação de tecnologia. Existe o custo de cliente unitário. O investidor não vai te dar o dinheiro sem garantias mínimas de retorno.

Soa óbvio, mas a maioria dos empreendedores de primeira viagem ignora esses fatos e só aprende depois de apanhar bastante.

Concluindo

Esse não é um post desmotivador, muito pelo contrário! Falar a verdade vai te poupar muita frustração focando em metas irreais. Estar preparado para a realidade é a melhor forma de enfrentar as adversidades de empreender.

Ficou com alguma dúvida? Espero que várias! Pergunte aqui nos comentários que logo logo sai post novo por aqui.

Por hora da uma olhada no meu artigo sobre O que é inovação?

Um abraço.

 

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Welliton Oliveira
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Olá, sou o Welliton Oliveira! Um dos fundadores da Evolve MVP, aceleradora de startups! Trabalho com tecnologia a pelo menos 9 anos e sou professor a mais ou menos esse tempo também. Já atuei em mais de 150 startups, seja construindo protótipos, pe

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