No mundo atual onde a velocidade da tecnologia e informação nos remete a uma aceleração constante de pensamento, comportamento, aprendizado e atitude, para vender uma ideia, produto ou serviço se torna cada vez mais importante que você tenha a noção que do outro lado desta interação há alguém que está sujeito a níveis similares de aceleração.
Conforme a maneira e velocidade que sua apresentação acontecer, você poderá ganhar o interesse deste interlocutor ou fazer com que ele pegue seu celular na primeira oportunidade que tiver e lhe dê uma desculpa, dizendo que está com pressa para algo mais importante.
Resultado: - Você não consegue vender?
A que isto nos remete?
Sucesso em vender uma ideia, produto, conceito, ou serviço está totalmente atrelado a sua capacidade de síntese, ou seja, saber:
- quem é ( profundamente) e o que é importante para seu cliente
- qual sua maior necessidade ( aquilo que até ele não está vendo)
- de quem forma sua ideia, produto, serviço pode agregar valor ao negócio
- de que forma objetiva você pretende implementar o que estiver em oferta
- qual o investimento financeiro, de tempo, de pessoal ou processos necessários ( resumida, transparente e objetivamente)
- qual o nível de retorno para o cliente (benefício)
Com estes dados na ponta de sua língua e conhecendo profundamente, veja bem que eu estou dizendo "profundamente" o que você irá ofertar, você estará indo direto ao ponto, economizando seu tempo e do cliente além de colocar em prática em suas técnicas de apresentação, o raciocínio de "rapidez, foco, assertividade. A grande dica ( um mantra diário) para formação deste pensamento é se perguntar constantemente:
- O que preciso mostrar/ vender a meu cliente que ele nem sabe ainda que irá precisar?
De posse desta resposta, você passará a entender o que é uma "venda desafiadora", objetiva e focada!
Boa reflexão!
facebook.com/gersonmarcchhumanologia
youtube.com/gersonmarcchtv
Consultor em branding, treinamento e gestor de várias marcas do cenário de moda nacional em SP. Palestras - Defendo o conceito de Humanologia - estudo dos fatores que orientam a performance na vida pessoal e profissional moderna em diversos temas