[ editar artigo]

Saiba quais são os 5 Pilares dos ODS e como aplicá-los em sua empresa

Saiba quais são os 5 Pilares dos ODS e como aplicá-los em sua empresa

O grande desafio das empresas sempre foi conciliar sustentabilidade com rentabilidade e lucro financeiro, buscando gerar marketing positivo ao mesmo tempo que visava o atendimento da legislação socioambiental de suas atividades.

Contudo, no mundo pós-pandemia, a necessidade de valorização das relações, sobretudo com o meio ambiente, tem colocado as empresas em papel de destaque, as quais precisam definir um modelo de negócio que proporcione soluções compartilhadas e transparentes com seus multistakeholders e gere benefícios mútuos entre empresa, sociedade e meio ambiente.

Ser sustentável não se constitui apenas uma opção, mas uma forma inteligente de manter-se ativo num mercado cada vez mais consciente e exigente.

Para tornar a sustentabilidade numa poderosa ferramenta de "direcionamento de mercado", as empresas podem fazer uso, dentre outros instrumentos, das diretrizes da sustentabilidade que são apresentadas na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que esta atende as dimensões ambiental, econômica e social do desenvolvimento sustentável, de forma integrada e inter-relacionada.

“Não deixar ninguém para trás”. O lema é simples, mas profundo e com capacidade de gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, no qual a empresa está inserida.

Isto significa que, todas as ações, indiferente da escala (local, regional ou global) e do agente promotor (governo, setor privado ou sociedade civil), devem levar em consideração os pilares dos ODS, pois estes trazem consigo elementos essenciais à preservação da qualidade da natureza humana e do meio ambiente:

  • Pessoas: erradicar a pobreza e a fome, dando dignidade e oportunidade às pessoas.
  • Planeta: proteger os ecossistemas naturais e gerar ações de enfrentamento das mudanças climáticas.
  • Prosperidade: garantir oportunidade econômicas, sociais e tecnológicas de forma igualitária a todos(as)(es).
  • Paz: garantir justiça e inclusão, criando sociedades livres do medo e da violência
  • Parcerias: todas esferas devem unir forças para que possa colocar em prática os ODS.

Cabe destacar que, a partir destes pilares, foram criados os ODS, que são um plano de ação compostos por 17 objetivos, desmembrados em 169 metas, resultado de um processo global participativo (governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa), que busca gerar desenvolvimento econômico consciente, erradicação da pobreza, fomentar a inclusão social, a sustentabilidade ambiental e a boa governança em todos os níveis, incluindo paz e segurança.

As empresas precisam entender que a integração da sustentabilidade tem o potencial de transformar todos os aspectos do negócio, incluindo a sua oferta de produtos e serviços e os segmentos do cliente. Os benefícios são inúmeros, como novas oportunidades de mercados, aumento do valor da sustentabilidade corporativa, fortalecimento das relações com sociedade e melhoramento da qualidade ambiental do planeta.

Em muitos casos, a adoção dos 05 pilares dos ODS tem mais relação com o resgate de identidade e autenticidade da empresa, que investimento financeiro propriamente dito.

Tudo começa pela definição do propósito da companhia e como ela poderá efetuar sua entrega (de produtos e serviços), de maneira consciente, inovadora e sustentável, não deixando "nada" nem "ninguém" para trás.

 

 

Blog

Comunidade Sebrae
Gisele Victor Batista
Gisele Victor Batista Seguir

Consultoria em ESG | Mentoria Empresarial e Pessoal | Colunista de Sustentabilidade | Palestrante em Capitalismo Consciente e Mercado de Carbono.

Ler conteúdo completo
Indicados para você