[ editar artigo]

O cinema e a arte de empreender: Luzes, câmera e empreendedorismo

O cinema e a arte de empreender: Luzes, câmera e empreendedorismo

O cinema pode servir de inspiração para empresários na forma de comandar seu negócio, muitos filmes mostram exemplos de profissionais de sucesso e é neste caminho que um empreendedor pode focar para ajudar na conquista dos seus objetivos. Grandes produções destacam o espírito empreendedor de gênios como Steve Jobs e Walt Disney. A vantagem é que são histórias reais, que mostram ao empresário como gerenciar um negócio e quais os obstáculos você pode encontrar no decorrer deste caminho.

Neste sentido, vou apresentar algumas produções que podem te ajudar na gestão do seu negócio, então pega a pipoca e se prepara que a sessão já vai começar:

Walt antes do Mickey

História inspiradora, que mostra que Walt Disney precisou da ajuda dos amigos e familiares para conquistar a Magia da Disney que conhecemos hoje. Os desafios foram muitos, mas a persistência foi maior, ele aprendeu com seu pai, que tudo que você começa deve terminar e se esforçar para fazer bem feito. Mesmo quebrando algumas vezes, a confiança em si e em sua equipe foi determinante para seu sucesso.

Jobs

Com uma personalidade forte e muito dedicado, este filme trás a história de Steve Jobs, o grande empresário conhecido mundialmente pela criação da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O longa retrata momentos do seu temperamento difícil e do seu perfeccionismo no domínio do seu negócio, o aprendizado está nas paixões que este gênio tinha para fazer sua empresa acontecer.

O Lobo de Wall Street

O filme conta a história real de um corretor de ações, Jordan Belfort, que ganhava milhões de dólares por ano através de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro. Apesar dos pontos negativos da história, há lições positivas que podem ser consideradas, como a técnica de venda agressiva e efetiva do protagonista, além da paixão e do foco no que faz, e na contratação de pessoas com potencial para formar um time forte.

À procura da felicidade

A persistência e a esperança são as palavras que definem este filme, que conta a história de Chris Gardner, que é abandonado pela esposa, sem dinheiro e casa, e com um filho pequeno. Para enfrentar seus problemas, ele insiste na busca de um futuro melhor para ele e seu filho. O exemplo que você adquire neste filme, é a de que mesmo com todos os problemas, você nunca deve deixar que lhe digam que você não pode fazer algo.

Fome de poder

O filme retrata a história de crescimento da rede McDonald’s. Iniciada pelos irmãos Richard e Maurice que não tinham a intenção de expandir o negócio, até que aparece o vendedor Ray Kroc e transforma a marca em um gigantesco império alimentício. O filme mostra o quão importante é para um empresário as negociações, como a venda de uma empresa ou a formação de uma sociedade.

Estas são algumas produções que podemos levar para a nossa realidade empresarial, mas existe uma lista enorme de filmes que podemos assistir como exemplo, o foco é levar estes aprendizados para melhorar o seu negócio e crescer profissionalmente. Agora, aproveite o seu momento de lazer e se ainda não assistiu, assista as indicações.

Ahh... e se tiver algum outro filme que tenha lições e aprendizados, e que queira compartilhar, deixe nos comentários!

Blog

Comunidade Sebrae
Juliano Deczka
Juliano Deczka Seguir

Formado em Administração e especialização MBA em Gestão Empresarial. Hoje atuo no Projeto do Sebrae de Customer Success

Ler conteúdo completo
Indicados para você