[ editar artigo]

O Crescimento do "Mercado Saudável" no Brasil

O Crescimento do

Alimentos funcionais voltado para à qualidade de vida estão registrando crescimento exponencial em diversos países.

O que era encontrado em grande quantidade somente nas prateleiras de supermercados de países de primeiro mundo, agora é facilmente encontrado nas capitais brasileiras.

Outro fator que indubitavelmente indica a progressão deste mercado é o óbvio comprometimento das empresas internacionais, que reforçaram sua posição em muitos de seus produtos sob a alegação de "ricos em antioxidantes e muito saudáveis". As combinações são múltiplas: complexos vitamínicos e minerais, extratos de plantas e nutrientes naturais fazem parte dessa forma inovadora de comercializar uma dieta saudável.

Produtos livres de lactose e glúten abriram as portas para produtos mais específicos do setor, como é o caso dos "veganos" e dos "orgânicos".

O que motiva os consumidores no processo de compra? A maioria mostra grande consideração pelos probióticos, com ômega 3 e fibra. 

Os benefícios para a saúde são, em si, uma reivindicação para os consumidores: além de cumprir uma função específica, como gastrintestinal ou antioxidante, ajudar a reduzir doenças, cardiovasculares ou diabéticos, entre outros, e reduzir doenças, como resultado de osteoporose, obesidade ou insônia. Embora, além do benefício paliativo, esse tipo de alimento ofereça garantias preventivas, como fortalecimento do sistema imunológico, melhoria da visão ou atendimento odontológico.

Estudo publicado pelo SEBRAE aponta crescimento do setor voltado ao corpo. o setor cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. Investir em opções sem glúten e vegetarianas é tendência do mercado.

A Europa ainda lidera o consumo de alimentos funcionais. Assim, no continente europeu, os países com maior penetração são o Reino Unido, a Itália e a Alemanha. A Espanha ocupa o quinto lugar,  apesar de ter uma cultura alimentar baseada na dieta mediterrânea. Sem dúvida, nosso país tem um longo caminho a percorrer e alternativas para aproveitar nesta área.

A tendência do mercado de alimentos funcionais oferece uma oportunidade de negócio para as empresas de alimentos, motivada não só pelo boom do consumo, mas por responder às demandas da sociedade, cada vez mais consciente de uma vida saudável. Então ... por que não apostar nesse segmento?

Comunidade Sebrae
Alexandre Avila
Alexandre Avila Seguir

Microempreendedor na área de educação e saúde fitness.

Ler matéria completa
Indicados para você