Não tem que ser. E nem poderia.
Mas empreendedores são os que possuem mais chances de fazer a roda destravar. De soltar o freio de mão puxado, economicamente falando, que deixa o cenário do mundo estranho, injusto, esquizofrênico, caótico.
Não cabe aqui analisar causas, levantar hipóteses nem focalizar nas razões sociais/econômicas/políticas de toda essa atmosfera tensa e incerta que o mundo vive. Tampouco divagar sobre modelos políticos e sócio-econômicos (e suas culpas).
Enxergo o cenário de futuro mais promissor vindo da microeconomia. Dos micro e pequenos empreendedores e seus colaboradores. Do movimento maker, dos pequenos agricultores, dos que entendem a necessidade de sustentabilidade, do terceiro setor, dos educadores e inventores, dos nômades, dos que compartilham e colaboram.
Dos que inovam, reinventam, insistem. Dos resistentes.
Aqueles que caem e levantam novamente, pois trabalham com ética, propósitos e causas.
Empreendedor, sócio-fundador da Oficial Estratégias de Comunicação e da Major Agência de Eventos e Marketing Cultural. Acredita na comunicação como recurso essencial para o desenvolvimento econômico-social sustentável!