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O poder do Marketing de indicação

O poder do Marketing de indicação

O Poder da Indicação! 

Com certeza em algum momento de sua vida, alguém perguntou se conhecia um serviço ou produto e você deve ter indicado alguém, certo?

Você indicou porque conhecia, porque já consumiu aquele produto ou simplesmente porque lembrou daquele contato, e possivelmente a pessoa a qual você passou a indicação entrou em contato e dependendo da oferta e procura, acabou finalizando e virando um novo cliente!

Agora, você já pensou em praticar isso na sua empresa? Incentivar seus clientes a indicarem seus serviços? Ou fica apenas esperando que eles façam isso de livre e espontânea vontade porque gostam de seu serviço?

Bom, possivelmente esse cliente já deve ter te indicado sim e porque não criar uma estratégia de marketing para aumentar essas indicações? 



Como fazer isso?

1 - Comece agradecendo seu cliente quando souber que foi uma indicação.
Isso o fará perceber seu reconhecimento e sua atenção, gerando uma admiração ainda maior;

2- Que tal criar algum bônus para esse cliente que indicou?.
Pode ser um serviço, um agrado, um brinde... Mas que seja claro que foi pela indicação e pense bem na escolha para não ser algo que custe alto para a empresa, uma vez que iremos incentivar vários clientes a fazer o mesmo;

3 - Crie uma maneira de acompanhar essa indicação.
Para saber que um cliente veio através da indicação use um cupom por exemplo; "indicação de Fulano ganha X% de desconto no primeiro serviço" 
Assim seu cliente indica e o novo cliente enxerga vantagem em seguir a indicação;

4 - Não esqueça de apresentar essa politica de indicação à essa cliente nova.
Assim o que era uma indicação já se transforma em duas e assim sucessivamente

5 - Indique também seus clientes.
Com certeza você tem clientes que prestam serviços diversos ou vende produtos, seja também indicador,  forme uma corrente.
Quem sabe até montando em seu espaço físico ou online,  um destaque para as pessoas se apresentarem por exemplo; espaço físico pode ser um cantinho dos cartões de visita, um quadro - online pode ser um stories nas redes sociais, e principalmente ter o habito da  indicação; 


Poderia nomear outras dicas relacionadas a marketing de indicação, mas o principal é: Pense melhor agora sobre esse assunto que possivelmente já é uma prática e se não tem nenhuma estratégia, repense! 

E assim, tenha um aumento em seu faturamento através dessa politica, teste maneiras diferentes e adeque - se a realidade de seu negócio, principalmente nesse momento em que o relacionamento de confiança se faz ainda mais importante.

 

Se faça presente em constante comunicação com seu público.



Tem alguma outra dica, ou experiência que já tenha usado no seu negócio? 
Comenta aqui para compartilharmos conhecimentos.


Eu mesma implementei recentemente uma politica de indicação que nomeia minhas clientes de EMBAIXADORAS MARUÁ, e tenho tido um retorno e aceitação excelente.

Obrigada por sua leitura, curta se gostou!

Patricia Tamiris

www.instagram.com/patricia.tamiris

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Sou uma mulher de 27 anos, casada, mãe de um casal; Sou um microempreendedora de loja de roupas desde 2010, e descobri a pouco tempo que quero como propósito ajudar outras empreendedoras á olharem para seu negócio de forma diferente, SOMOS CAPAZES

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