[ editar artigo]

O pós-crise vem aí! Você está preparado?

O pós-crise vem aí! Você está preparado?

Tenho certeza que muito mais do que uma crise, estamos vivendo uma "nova era", trata-se de uma nova realidade a nível mundial. Confesso que nunca presenciei nada parecido em quase 32 anos de idade. 

Novas estratégias, novas regras, novos conceitos surgirão a partir desse ano. Você já parou para pensar que esse atual momento requer o desenvolvimento de novas habilidades? Os empreendedores de forma geral deverão gerenciar o intangível, que é trabalhar o emocional, despertar diferentes sensações, etc. Durante muito tempo se falou sobre a experiência do cliente, porém poucos gestores de fato investiam nisso, agora será essencial, o que era teoria, se tornará pratica. 

Um outro ponto que vale a pena ser destacado e, é o foco desse post, são as tendências para o pós-crise. É fácil perceber que alguns comportamentos se tornarão de fato parte da nossa rotina, a tecnologia vai estar cada vez mais presente em nossas vidas (se isso é bom ou ruim, é outra história). Nossas atitudes serão outras, serão novos tempos, novos desafios, ou seja uma realidade diferente da que vivemos até então.

Resiliência será fundamental!

Vale a pena ressaltar algumas dessas tendências:

Comprar das PMEs: Um levantamento feito pelo Sebrae que ouviu mais de seis mil empreendedores em todo país estima que, cerca de 400 mil pequenos negócios tiveram um aumento médio de 47% na receita (Fonte: Mercado e Consumo). Ou seja, está aí uma tendencia comprovada.

EAD: A busca por cursos nessa modalidade aumentará significativamente, as faculdades e universidades deverão estar preparadas para suprir essa necessidade. Está um exemplo claro de JOB TO BE DONE.

Vídeo Conferência: A procura por plataformas de web meeting aumentou assustadoramente, mais precisamente 519% entre os meses de fevereiro e abril. A grande maioria dos profissionais e empresas adotaram essa modalidade. Exemplo: Google Meet. Conheço pessoas que nunca tinham ouvido falar e agora não saem dele.

Home Office: É praticamente certo como dois mais dois são quatro que muitas empresas continuarão trabalhando dessa forma. O Facebook já anunciou que continuará trabalhando nessa modalidade (Fonte: Tecnoblog).

Essas são apenas algumas tendências entre tantas outras que continuarão fazendo parte da nossa vida nos próximos meses e acredito que não estarão só de passagem, portanto se adaptar nunca foi tão essencial.

A pandemia com certeza nos trouxe uma série de efeitos colaterais, mas também nos movimentou a ação como nunca.

Blog

Comunidade Sebrae
Diogo Macenhan
Diogo Macenhan Seguir

Administrador, pós-graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, consultor de negócios, especialista em MEG - Modelo de Excelência em Gestão, planejamento estratégico, inovação e metodologias ágeis. Palestrante e professor apaixonado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você