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O que é e como posso calcular o ticket médio?

O que é e como posso calcular o ticket médio?

O mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico e o mercado exige que os empreendedores acompanhem as métricas a fim de se obter um maior controle de suas operações. Dessa forma, você pode executar as estratégias de uma forma mais eficaz.

O ticket médio é uma dessas métricas que norteiam a empresa, sendo essencial para saber se as ações estão dando o resultado esperado, conforme os objetivos e metas traçados.

Ticket Médio

O ticket médio é a média de compras que cada cliente realizou no seu negócio. Ele é o indicador que mostra como o cliente se comporta em relação à marca, estando relacionado à satisfação com a empresa. A partir do ticket médio é possível saber a média de quanto cada cliente gasta em seu empreendimento por compra.

Podemos dizer que o ticket médio é um dos KPIs mais fáceis de ser calculado. Para isso, você pode dividir o faturamento bruto da empresa de um determinado período pelo volume de vendas desse tempo. Essa métrica também pode ser calculada a partir da divisão da soma total de vendas pelo número de clientes que fizeram compra nesse mesmo período.

Vamos exemplificar com o seguinte caso: em 20 dias a sua empresa realizou R$30 mil em vendas. Sendo que esse total foi comprado por 15 clientes. Então, o ticket médio desses 20 dias será de R$2000.

Investir em estratégias para vender mais para os clientes já existentes é muito mais barato do que atrair novos clientes, por isso as ações que visam o aumento do ticket médio são fundamentais para o crescimento do faturamento da empresa. Assim, você pode colocar no seu planejamento estratégias como aumentar o número de pessoas que fazem compras em sua empresa e também o valor médio que cada cliente gasta.

Como aumentar o ticket médio?

Como vimos, para aumentar o número de vendas, não é necessário aumentar o número de clientes. Há várias estratégias que podem aumentar o ticket médio.

1. Ofereça produtos e serviços diversificados


Melhorar o mix de produtos e serviços é uma maneira de fazer com que o cliente gaste mais. Quando há uma variedade de produtos, marcas e novidades é mais fácil atender as necessidades do consumidor. Portanto, a diversificação de produtos se tornou uma das principais estratégias de muitos negócios. Dessa forma, o produto principal do empreendimento gera tráfego e os demais itens podem gerar uma renda extra.

2. Mantenha contato com cada cliente

Manter contato direto com os clientes é uma das estratégias utilizadas para fidelizá-los. Esse contato pode ser feito por e-mail, mídias sociais, newsletter, telefonemas etc. Dessa forma, você pode apresentar novidades e promoções, por exemplo. Além disso, enviar mensagens em datas especiais mostra que você se preocupa com cada cliente, o que gera o estreitamento do relacionamento.

3. Ofereça descontos progressivos e crie incentivos para novas indicações


Aproveitando a dica anterior, envie para o seu cliente promoções com descontos progressivos. Essa tática costuma ser muito eficaz, uma vez que o consumidor enxerga uma vantagem econômica ao comprar um número maior de itens. A estratégia pode ser aplicada em praticamente todos os setores. Em uma loja de sapatos, por exemplo, o empreendedor pode oferecer um par de sapatos pelo preço normal, dois pares com 15% e três pares com 30% de desconto. Essas promoções costumam ter boa aceitação pelo público, gerando resultados positivos.

Outra maneira de aumentar o ticket médio é por meio de incentivos para novas indicações. Você pode oferecer cupons de desconto, acúmulo de pontos etc. Essa é uma forma de aumentar sua carteira de clientes e incentivar os já existentes a fazer novas compras.

4. Invista no valor do discurso

Embora demande um aprimoramento constante, vender valor no discurso é umas das melhores formas de aumentar o ticket médio. Antes mesmo de oferecer qualquer desconto, é preciso mostrar ao consumidor o valor do seu produto ou serviço.

5. Venda para a persona do seu negócio


Focar em clientes com maior capacidade de compra é uma boa alternativa para aumentar o número de clientes. Por isso, é essencial possuir um bom time de marketing para se comunicar da melhor forma com essas pessoas. Saber onde elas estão e transmitir a mensagem de maneira impactante é fundamental. Portanto, alinhe o discurso de vendas à persona!

Após fazer o planejamento e traçar as estratégias a fim de aumentar o ticket médio, é hora de monitorá-lo. Como ele é uma métrica importantíssima, é preciso acompanhá-lo constantemente. Afinal, é por meio do ticket médio que a empresa focará em ações para gerar leads. Dessa forma, você conseguirá definir o custo por aquisição de cliente (CAC, na sigla em inglês) e verificar o valor do tempo de vida do cliente (LTV, na sigla em inglês), ou seja, o valor que cada cliente deixou em sua empresa no período em que consumiu seus produtos e serviços.

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