[ editar artigo]

O que é o Big Data Analytics e como aplicar na indústria

O que é o Big Data Analytics e como aplicar na indústria

Os dados são fundamentais para os negócios. A partir deles, é possível analisar o comportamento dos clientes, conhecer e antecipar tendências, realizar previsões para o mercado, estar por dentro das novas tecnologias, entre muitas outras possibilidades.

No entanto, para se utilizar os dados corretamente, a empresa precisa de ferramentas e métodos de análises para verificar cada informação.

E, claro, os métodos tradicionais de análise costumam roubar grande parte do tempo dos empreendedores.

Por essa razão, o Big Data Analytics surgiu com a principal ideia de facilitar o processo de análise de informações.

Essa ferramenta é muito utilizada pelas indústria de todos os setores, como alimentício, fabricação de lona de caminhão e etc. Afinal, a partir dela, é possível aumentar a produtividade e se destacar no mercado!

E se você ficou interessado sobre o Big Data Analytics e quer aplicá-lo em sua indústria, neste post nós iremos explicar sobre todos os detalhes do assunto.

Continue nos acompanhando nas próximas linhas!

O que é o Big Data Analytics?

Nos dias atuais, o volume de dados é imenso. Basta observarmos as redes sociais, site, vídeos, internet das coisas, e outras formas de compartilhamento de informação, para sabermos que os dados aumentaram muito nos últimos anos.

No entanto, enquanto o volume aumentava, as ferramentas para analisar esses dados se tornavam mais ultrapassadas. Ferramentas como planilhas ou sistemas de Business Inteligence não suportam todo esse aumento no volume de dados.

Por esse motivo, o Big Data Analytics foi desenvolvido para armazenar uma grande quantidade de informações de forma rápida e ágil.

Nessa ferramenta, uma empresa de sistema de combate a incêndio consegue armazenar, gerenciar e extrair informações dos mais variados tipos e ainda obter insights para tomar decisões mais estratégicas, por exemplo.

Podemos concluir, então, que o Big Data trabalha com um grande volumes de dados em uma alta velocidade, de forma a auxiliar na tomada das melhores decisões para que uma empresa possa se beneficiar.

Como aplicar o Big Data Analytics na indústria?

Para aplicar o Big Data Analytics em uma indústria, é possível coletar dados, que podem tanto ser das plataformas disponíveis na internet, como por meio das suas máquinas e processos.

Por meio da instalação de sensores ou sistemas que centralizam os dados por exemplo, já é possível fazer com que as máquinas consigam gerar informações e “conversar” entre si.

Para automatizar a busca e análise dessas informações, você também pode utilizar sistemas como o Data Mining e Machine Learning.

Por fim, após coletar os dados, eles precisam ser armazenados, para posteriormente gerar uma base de conhecimento para a indústria. Essas bases de conhecimento fazem parte do Big Data.

Além disso, se sua empresa atua com máquina de solda mig, por exemplo, também é possível realizar a contratação de profissionais especializados em Big Data Analytics. Dessa forma, sua empresa poderá ter análises de informações mais otimizadas!

Agora que você já sabe o que é o Big Data Analytics e como aplicá-lo em sua indústria, o que acha de investir nessa tendência? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Blog

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você