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Tendência e 7 estilos universais - Como aplicar esse conhecimento na sua loja

Tendência e 7 estilos universais - Como aplicar esse conhecimento na sua loja

 

Por muitos anos a tendência foi imposta por grandes marcas, magazines e críticos de moda. Mas isso mudou, hoje a tendência é definida pelo comportamento do consumidor. Ou seja, é tudo aquilo que a gente deseja consumir. Existes profissionais de marketing chamados coolhunting que estudam os nossos comportamentos para prever o que nós vamos desejar consumir e refinam as tendências para que as marcas possam produzir.

Deixa eu te dar um exemplo, há uns 2 ou 3 anos a prática de exercícios físicos e o uso de roupas de ginástica que conferem mais conforto e mobilidade se tornou um estilo de vida para muitas pessoas e, já existia o desejo de se sentir bem usando essas roupas em qualquer lugar, não somente em parques e academias. Essa tendência ganhou força total durante a pandemia, era algo que já se esperava e que ganhou muito mais força nesse período onde as pessoas precisaram praticar o home office. A casa virou a sua base para atividades físicas, trabalho, alimentação, lazer. Inclusive, também houve uma crescente procura por utensílios domésticos que facilitam as funções na cozinha.

Jovem freelancer alegre de camiseta listrada e calça de moletom, sentado no chão e trabalhando na rede em casa Foto Premium

Ou seja, o comportamento humano é estudado para definir as tendências de mercado.

Atualmente, existem 4 macro tendências: tecnologia, sustentabilidade e movimentos como o no gender (sem gênero) e o feminismo.

Algo que também não podemos ignorar é a economia circular como os brechós e espaços colaborativos que estão cada dia mais em alta.

A tendência para o ano 2021/22 vai ser baseada em coisas mais divertidas, camisetas com estampa de bala/chiclete, roupas coloridas, muitos acessórios retrô. Temas de tudo o que lembra vovô e vovó (nostalgia). E como tema central “goodness” – bondade.

Agora vamos falar um pouco sobre os 7 estilos universais? Esse conceito surgiu na década de 80, através de um estudo de comportamento do consumidor que resultou em um compilado de características e padrões que refletem os interesses de consumo até os dias de hoje.

Os estilos universais são: elegante, esportivo, criativo, feminino, sensual, tradicional e dramático. Para saber mais detalhes sobre cada estilo clique visite a minha página do Instagram https://www.instagram.com/paulinaback.estilo/

No meu ponto de vista, o que mudou no comportamento de consumo de hoje com relação aos estilos universais criados nos anos 80 é, que hoje, o seu cliente pode ter um desejo de imagem devido a um objetivo profissional ou pessoal, mas a sua personalidade, ou o seu estilo pessoal pode desejar consumir outra coisa. Por isso existem as profissionais chamadas consultoras de imagem para ajudar as pessoas a montarem esse quebra cabeça e alinhar o estilo pessoal com o desejo de imagem do cliente.

Imagem pessoal é comunicação não verbal que aliada ao comportamento e ao tom de voz significa 75% do que é avaliado pelo nosso interlocutor.

Ao entender o que o seu cliente deseja comunicar com a sua imagem, fica muito mais fácil oferecer um produto ou serviço. Assim como entender qual é o estilo predominante e complementares do seu cliente (em geral navegamos entre 2 e 3 estilos universais) irão te ajudar tanto a definir o seu público alvo como também se comunicar com esse cliente para obter mais resultados de vendas.

Para isso, um bom relacionamento com o seu cliente é fundamental. Entenda os seus gostos pessoais, seus hobbies favoritos, tipos de arquitetura ou decoração. Em um breve processo investigativo de vendas você já consegue capturar muitas informações relevantes desse cliente para identificar o seu estilo pessoal.

O nosso estilo é definido pela nossa personalidade, lifestyle, objetivos pessoais e profissionais e referências que tivemos. Mas não é estático, pode mudar ou evoluir de acordo com o que estamos vivendo em cada etapa da nossa vida.

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Paulina Back
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Empresária e Consultora de Imagem. Especialista em identificar e desenvolver o estilo pessoal. Ministra workshops sobre comunicação não verbal, composição de looks, coordenação de cores e personal branding.

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