[ editar artigo]

O que é uma empresa socioambiental?

O que é uma empresa socioambiental?

É cada vez mais comum ouvirmos falar no tema de sustentabilidade. Afinal de contas, a nossa sociedade já percebeu que as nossas necessidades apenas crescem, enquanto os recursos naturais acabam.

Por conta disso, cada vez mais empresas começaram a investir em ações e programas de responsabilidade socioambiental.

E se, você também quer aproveitar essa oportunidade para fortalecer a sua imagem no mercado e contribuir com a conservação do meio ambiente, então, é importante descobrir a fundo sobre o que se trata uma empresa socioambiental.

Afinal, para se tornar uma, é importante ter uma nova maneira de trabalho. Ao escolher a responsabilidade socioambiental, as atividades exercidas pela empresa (como fabricar placa de circuito impresso, entre outras) são revisadas, buscando identificar as maiores causas de impacto ao meio ambiente.

E para te explicar mais sobre a empresa socioambiental, nós preparamos este post para que você com todos os detalhes do assunto.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

O que é uma empresa socioambiental

Há quem acredite que uma empresa socioambiental se trata do negócio que cumpre todas as leis e normas relacionadas à preservação da natureza. Porém, na prática, não é bem assim.

Uma empresa socioambiental obedece todas às exigências legais sim, no entanto, a responsabilidade socioambiental vai muito além disso.

Uma empresa socioambiental tem o compromisso de mudar sua cultura e políticas, pensando na conservação e preservação do meio ambiente e, no mundo que será deixado para às gerações futuras.

Sendo assim, a organização estabelece um bom relacionamento com a comunidade, órgãos governamentais e com o meio ambiente.

Além disso, uma empresa socioambiental também escolhe os seus stakeholders de acordo com a responsabilidade ambiental dos mesmos.

Por exemplo: em uma indústria de grama sintética decorativa, os seus fornecedores também devem ter práticas que contribuem para o meio ambiente.

Quais os benefícios de ser uma empresa socioambiental?

É importante ressaltar que ser uma empresa socioambiental não só irá trazer lucros ou reduzir os custos de uma empresa, mas também ajuda o negócio a fortalecer a sua marca e, acima de tudo, fazer com que os recursos naturais sejam preservados.

As empresas que investem nessa prática como uma estratégia de Marketing podem também conquistar mais clientes, inclusive aqueles que priorizam adquirir produtos e serviços de empresas com essa política. São os chamados “consumidores verdes”.

Vale lembrar que os consumidores estão mais exigentes do que nunca quanto ao posicionamento das empresas.

E por isso, se sua empresa atua com manutenção de aquecedor a gás, e investe em práticas sustentáveis, é possível pular na frente da concorrência e se destacar.

Ou seja, o consumidor moderno não prioriza mais aquele discurso sobre ética, mas sim, atitudes e a responsabilidades socioambientais que uma empresa coloca em prática.

Agora que você já sabe o que é uma empresa socioambiental, o que acha de aderir essa prática e ter sucesso em seu negócio? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Blog

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você