[ editar artigo]

O que todo empreendedor precisa saber?

O que todo empreendedor precisa saber?

Por mais que as pessoas pensem isso, ser um empreendedor, não é uma tarefa simples e fácil. Não se trata apenas de dar ordens e ganhar dinheiro, muito pelo contrário, empreender em muitos casos é sinônimo de trabalho duro e complexo.

Atualmente os empreendedores representam 52 milhões de pessoas só no Brasil, segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), e desses, 9,031 milhões são microempreendedores individuais (MEIs).

Esses empreendimentos possuem os segmentos mais variáveis possíveis e vão desde comércios de produtos de isolamento de temperaturas, como uma manta térmica para telhado, até fábricas têxteis.  

E apesar do número altíssimo de empreendedores a perspectiva é que se elevem ainda mais. No entanto, a maior dúvida que pode surgir neste momento é: como entrar no mercado e conseguir se destacar?

Foi pensando nisso que trouxemos um tutorial com informações importantes e que todo empreendedor deveria saber. Vamos lá?

O funcionário mais aplicado

Como citado anteriormente, ser empreendedor nada tem a ver com apenas delegar funções e ganhar dinheiro, mas trabalhar arduamente para tirar as suas ideias do papel e colocar a sua empresa em prática.

Seja o primeiro a chegar e o último a sair, não largue os setores nas mãos dos gerentes, afinal, é o olho do dono que engorda o gado.

Em outras palavras, estar sempre presente promove que os funcionários estejam mais atentos aos serviços, minimiza perdas e os conflitos, a motivação é maior, a produtividade  cresce ainda mais e o negócio se torna sustentável e rentável.

Digamos que sua empresa seja uma fábrica de filtro secador ar condicionado, estar presente na linha de produção garante que ela ocorra de forma contínua e que a escala produtiva não caia, pois os colaboradores sentem-se mais engajados.

Visão de mercado

Estar de olho na concorrência e pesquisar o mercado é importante para analisar o que seus concorrentes estão planejando. 

Com uma visão abrangente do que será lançado e do que está sendo consumido, é possível ver quais as tendências e qual será a resposta do seu público para com o seu produto ou serviço.

Além disso, o empreendedor saberá a melhor direção para a sua empresa ao traçar as metas e os objetivos de curto, médio e longo prazo, planejando inclusive, o tempo para atingi-los.

Se você possui uma fábrica de box blindex para banheiro, por exemplo, é necessário entender o que seus concorrentes têm feito e quais as tendências do mercado que seu produto precisará seguir para não ficar ultrapassado.

Estar atualizado sobre as tendências do mercado é fundamental na hora de elaborar o planejamento estratégico do seu negócio, é preciso também estar atento aos acontecimentos na economia, para que futuros problemas nem cheguem a existir.

Técnicas de vendas

Saber vender é indiscutivelmente uma das principais habilidades que um empreendedor precisa saber, como a capacidade de negociar, definir preços e dar descontos no momento correto. 

Por esse motivo, um empresário precisa desenvolver uma boa oratória, ser gentil, ouvir os clientes e dominar o poder de persuasão e a autoconfiança. 

Por isso, é interessante que um empreendedor aprenda técnicas de vendas, para impulsionar o consumo do seu produto ou a contratação dos seus serviços.

Você já conhecia essas dicas?

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você