[ editar artigo]

Obesidade Mental: você tem Empreendedor?

Obesidade Mental: você tem Empreendedor?

As pessoas geralmente sabem o que é obesidade corporal  - doença caracterizada pelo excesso de peso. No entanto, o termo obesidade mental ainda é uma novidade para a maioria da população, embora seus efeitos não sejam tão raros e o elevada incidência.

 

Obesidade mental = Preguiça (mude isto)

Por sermos trabalhadores da Era da Informação, em que para maximizar nosso potencial precisamos transformar nossas informações em conhecimento. É quando chega o dilema de estarmos cada vez mais presos na fase de coleta de informações e não dedicar tempo qualificado refletindo sobre o conteúdo e transformá-lo em conhecimento prático.

 

Mas o que seria obesidade mental?

Caracteriza nada mais, nada menos que o excesso de informações inúteis. A obesidade mental deixa nosso cérebro tão sobrecarregado de informações que os lobos frontais não conseguem trabalhar corretamente, o que é interpretado como mensagens de ansiedade, angústia e medo pelas regiões cerebrais mais primitivas.

Isso está acontecendo porque a informação passou de uma quantidade finita para uma infinita.

A principal característica de quem sofre com esse problema é a diminuição da capacidade de pensar, refletir e principalmente: colocar os aprendizados em prática.

Sinais e Sintomas Clássicos:

  • Esgotamento mental;

  • Distração (dificuldade de concentração);

  • Redução da capacidade de retenção de conteúdo;

  • Falta de criatividade;

  • Dificuldade na finalização de tarefas;

  • Procrastinação;

  • Sintomas como ansiedade, estresse e piora do humor;

  • Piora do sono.

 

No meio do marketing digital, necessitamos de pelo menos 50% do nosso cérebro, para que possamos usufruir da nossa criatividade, porém , com a mente sobrecarregada a parte do nosso cérebro responsável por sermos criativos, tende a ficar um pouco preguiçosa pelo excesso de informações que muitas vezes não nos são necessárias, e é isso que devemos mudar para que possamos progredir .

 

O que acontece quando há um fluxo infinito de informações? 

Nós consumimos, consumimos, consumimos, e isso assemelha às taxas crescentes de obesidade. Alimentos não saudáveis ​​são mais saborosos do que alimentos saudáveis, e tem uma quantidade quase ilimitada de opções de alimentos não saudáveis. 

Um estilo de vida digital saudável é encontrar um equilíbrio entre o consumo de informação e a reflexão, o que permite que a informação se mova para um nível superior de pensamento, ou seja, traz mudança, transformação e impacto no seu empreendimento e vida. 

Uma Dieta Digital consiste em menos dados, melhores informações, mais reflexão e prática de exercícios mentais qualificadores dos pensamento (Mindfulness). 

 

VAMOS ACABAR COM OBESIDADE MENTAL PARA QUE POSSAMOS SER MELHORES A CADA DIA!!

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A obesidade mental é uma tendência comportamental, não uma patologia reconhecida pelos órgãos competentes. Esse texto tem o intuito de informar e não deve ser usado como ferramenta diagnóstica. 

Deixe seu comentário.

 

Conecte comigo:

You Tube

Instagram

Linkedin

 

 

 

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você