[ editar artigo]

Onde estão os profissionais de Inteligência de Mercado?

Onde estão os profissionais de Inteligência de Mercado?

A área de Inteligência de Mercado vem ganhando espaço nas empresas brasileiras ao longo dos últimos três anos. A expansão da área é atribuída pela urgência percebida pelo mercado nacional de uma estrutura de negócios voltada para dados e, uma visão holística de todas as áreas da empresa. 

Ainda não há um consenso nos requisitos para o cargo de Analista de Inteligência de Mercado (ou Business Intelligence). Costumo separar as exigências em dois grupos: o BI voltado para o negócio e o BI técnico - ambos são data driven (direcionados por dados).

O BI técnico irá focar na construção, através de ferramentas como SQL e Tableau, de sistemas de coleta e tratamento de dados. O BI de negócios, por sua vez, está mais concentrado em absorver os dados tratados e construir estratégias de planos de ação para todas as áreas da empresa. 

Ao meu ver, a área de Inteligência fala muito sobre a articulação de dados, pessoas, ideias e processos. Nesse sentido, resolvi criar o Clube da Inteligência, uma comunidade no Telegram para reunir os profissionais e entusiastas da área, na troca de experiências e boas práticas. 

Fica aqui o convite, através do link: 

https://t.me/joinchat/Qhh0gRyH4qS9pBjvCJm3ig

Vejo vocês lá! 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você