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Oportunidade de VENDER MAIS – Black Friday 🛒🎁

Oportunidade de VENDER MAIS – Black Friday 🛒🎁

E esse dia tão esperado pelos consumidores está chegando! Em 29/11 comemora-se esta data, comemora-se não, na verdade é um movimento dos e-commerces e até mesmo das lojas físicas para girar o estoque que há tempos está parado e também colocar alguns produtos e serviços em promoções, para atrair curiosos e possíveis compradores! Tudo isso começou nos Estados Unidos, pessoas em busca de ofertas e os negócios no geral, faturando com isso. 💰

Black Friday GIF - BlackFriday Sale People GIFs
Embora o foco seja no segmento de varejo para esta ação, nada impede que empresas de outros nichos entrem na onda para tentar entregar produtos e serviços com desconto aos consumidores finais. Nós (clientes) não nos importamos com isso né? Aliás, gostamos muito! Hehe.

A Black Friday atrai muitos caçadores de oportunidades... e como estamos bem perto da data, se você ainda não estruturou uma estratégia de ação, se você ainda não começou ou se nem pensou no que fazer, a hora é agora. Sabe aqueles produtos/serviços que estão parados no seu estoque ou que não estão tendo muita adesão? É nisso que você deve focar, quais descontos você pode dar para estas pessoas sedentas por promoções na Black Friday, sem que comprometa seu fluxo de caixa, sua receita, seu faturamento? Pense na margem de lucro que você pode ganhar e em quanto está “perdendo” por não conseguir fazer girar ou sair o estoque daquele determinado produto.

Esteja nas redes sociais, divulgue aos seus clientes e potenciais clientes, crie peças atrativas pra postar, tire fotos bonitas dos seus produtos, utilize o CANVA.COM para fazer edições pontuais e bacanas, se você tiver uma lista com e-mails ou WhatsApp de seus clientes, crie, pense em algo para enviar por esses canais de comunicação. Faça uma pré Black Friday, ações pós Black Friday também costumam dar resultado e seus clientes ficarão super contentes. Estratégias de atuação antes e depois podem diminuir a concorrência, uma vez que o volume de ofertas se concentra no dia 29/11 e no final de semana que acompanha a data.  

Lógico que você deve tomar alguns cuidados, como: não faça BLACK FRAUDE.

Se você decidiu entrar na ação, avalie todos os cenários e possibilidades de descontos bem como faturamento em cima deles, para que você não fique no vermelho no final de tudo e muito menos ofereça algo que na verdade não é um DESCONTO REAL para seu cliente. Se ele descobre, sua marca estará em maus lençóis e com a reputação para os anos seguintes comprometida.

Outro cuidado: analise se a Black Friday faz sentido para o seu negócio.

No vídeo abaixo, no minuto 12’30, nosso convidado dá o exemplo de um cirurgião cardíaco, que decide aderir a ação promocional, pegaria bem? “Só nesta sexta-feira da Black Friday, opero dois corações pelo preço de um!” É um absurdo, um extremo, mas é bom exemplificar para você que está lendo esse conteúdo, que não dá pra fazer Black Friday de tudo, né? Não tem problema se você não participar, pior que isso, é participar e ficar marcado negativamente na mente de seus consumidores.

Cuidado também para não se frustrar durante o período de vendas! Não crie expectativas muito altas. A vantagem de o cliente comprar o que você está oferecendo deve ser e estar MUITO CLARA, quem vê deve entender de imediato que é verdadeiro e que sim, se ele comprar ali agora, será vantajoso. O sentimento de “vantagem” para quem compra é extremamente satisfatório. Se o efeito for contrário (sentimento de enganação), o potencial comprador vai embora e já era. Ofereça descontos REAIS e que as pessoas vejam com clareza isso na forma como você comunica.

Outro ponto: não venda na Black Friday o que você pretende vender no Natal! Isso é um tiro no pé e pode prejudicar suas finanças, por isso é necessário analisar e planejar com cautela, o que você de fato tem a oferecer.

Black Friday Deals GIF - BlackFridayDeals Deals Obama GIFs

Muito texto até aqui? Bom, se você quiser pode assistir ao vídeo a seguir, onde falamos muito mais sobre COMO ATUAR NA BLACK FRIDAY. Veja os pontos que foram abordados:

  1. O que é a Black Friday? 2’25 até 4’14
  2. Não faça Black FRAUDE 4’15 até 7’26
  3. Estratégias e vantagens 7’52 até 17’53
  4. Black Friday é só para e-commerce? Ou loja física também? 20’30 até 22’22
  5. Erros fatais dos empreendedores neste período 24’40 a 27’50
  6. Como não ficar perdido no planejamento para a data 28’32 até 30’49
  7. O mundo é dos corajosos e interessados! 31’30 até 33’30
  8. Dicas para vocês de SERVIÇOS 39’15 até 40’23
  9. DICA DE OURO PARA EMPREENDEDORES NA BLACK FRIDAY 40’30 até 41’30

E além deste conteúdo e do vídeo, ainda temos um e-book pra você fazer o download e complementar sua estratégia de atuação na semana, no período da Black Friday e porque não em outros momentos sazonais de vendas, né? Clique aqui e confira o e-book 😊

Espero que você goste e faça bom uso deste conteúdo e se precisar de algo, pode me acionar! Um abraço e boas vendas na Black Friday 🤩🤝

Bianca Becker.

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
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Consultora de Marketing Digital no Sebrae Paraná 🤩🚀 Especialista em Marketing de Conteúdo, estratégias de Relacionamento Digital e Transmissões ao vivo no Youtube.

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