[ editar artigo]

Os dez maiores empreendedores de sucesso do Brasil

Os dez maiores empreendedores de sucesso do Brasil

Para se tornar um empreendedor de sucesso a receita quase sempre é a mesma: uma ideia inovadora, além de muito esforço e dedicação para colocar o projeto em prática. No Brasil temos diversos exemplos de profissionais que se destacaram no empreendedorismo e todos eles têm uma coisa em comum - a capacidade de não desistir dos seus sonhos!

Conheça e inspire-se com a história desses 10 empreendedores de sucesso!

1. JORGE PAULO LEMANN

Nascido no Rio de Janeiro, mas filho de pais suíços, Jorge Paulo Lemann é, atualmente, o homem mais rico do Brasil - com uma fortuna que beira os 100 bilhões de reais. Mudou-se muito jovem para Genebra e começou como estagiário na Credit Suisse, 10 anos depois fundou o Banco Garantia e não parou mais. Teve tino e responsabilidade na escolha de seus negócios e hoje tem, entre seus investimentos, a Ambev, o Burger King e a Kraft Heinz.

2. ALEXANDRE COSTA

A história de Alexandre Costa, dono da Cacau Show é muito inspiradora e prova que mesmo começando de baixo, um bom empreendedor inevitavelmente alcança o sucesso desejado. Aos 17 anos ele já vendia chocolates de porta em porta, chegando até mesmo a fabricar os produtos em sua casa. Em 2001 fundou a Cacau Show e abriu sua primeira loja, mas com o empreendedorismo em suas veias e a constante busca pelo crescimento passou das 1000 lojas em 2010 e hoje é um dos maiores empreendedores do mundo no ramo dos chocolates.

3. LUIZA HELENA TRAJANO

No competitivo ramo do varejo uma grande mulher se destacou com as Lojas Magazine Luiza. O maior diferencial dessa empreendedora de sucesso absoluto é a capacidade de criar novas ideias que mudaram o setor varejista no País, como o saldão do mês de janeiro e as compras por plataformas digitais. Além disso, sempre prezou pela proximidade com os clientes e colaboradores. Luiza chegou a ser balconista da loja aos 12 anos e, posteriormente, passou por todos os setores da empresa. Isso trouxe a ela grande conhecimento de cada setor e possibilitou a curva ascendente de conquistas e inovações da empresa.

4. ABILIO DINIZ

A história de empresário Abilio Diniz ensina muito aos empreendedores, talvez a coisa mais importante de todas, a persistência. O empreendedor fundou - juntamente com seu pai - o Pão de Açúcar que, em pouco tempo e muito trabalho, já abria sua segunda unidade e continuava em constante crescimento. Passados alguns anos, o negócio quase chegou a falência, mas foi aí que Abilio mostrou seu valor no mundo do empreendedorismo. Ele nem pensou em desistir e conseguiu com muita persistência se reerguer comprando, em 2009, o Ponto Frio. Também é, atualmente, um dos maiores acionistas do Carrefour.

5. GUILHERME PAULUS

Sócio fundador da maior agência de viagens da América Latina, Guilherme Paulus também tem uma trajetória de sucesso. Começou abrindo uma pequena agência no interior de São Paulo, e transformou a CVC Turismo na líder em seu segmento, tendo um faturamento anual bilionário. A história de Guilherme mostra que não é preciso um grande investimento para começar e, sim, comprometimento e trabalho duro, mesmo que o primeiro passo seja pequeno.

6. ROBINSON SHIBA

Robinson é um dentista por profissão que um dia teve uma grande ideia, mas quase nenhum apoio para começar. Seu único incentivador foi o seu pai, que acreditou no negócio e ajudou o filho a prosperar, criando o China in Box, pioneiro em entregas de comida chinesa na caixinha do Brasil. O negócio deu tão certo que o empreendedor deixou sua profissão antiga de lado e investiu, cada vez mais, tornando-se hoje um dos maiores empresários do País.

7. MIGUEL KRIGSNER

O dono do O Boticário nunca teve a pretensão de se tornar detentor da maior rede de franquias do Brasil. O objetivo inicial do empresário era ter uma farmácia de manipulação, vem daí o nome “O Boticário”. Mas como o empreendedorismo já era algo destinado a Miguel, ele viu em sua farmácia a chance de expandir o negócio. Tendo em vista que a maior parte dos clientes eram mulheres, começou a manipular cosméticos e deixar à disposição nas prateleiras da pequena farmácia. A partir daí o negócio deslanchou e o encantamento dos clientes por seus produtos fez da empresa o sucesso que é hoje.

8. EDIVAN COSTA

Fundador do Serviços Especializados em Despachos Imobiliários (SEDI), Edivan veio de uma família humilde e começou sua atividade aos 12 anos. Posteriormente, tentou a carreira como jogador de futebol, mas problemas de saúde acometeram seu pai e ele decidiu por ficar em Belo Horizonte trabalhando como office-boy em uma imobiliária. Demonstrando ser extremamente competente, recebeu sucessivas promoções e mostrou seu valor profissional ao ser convidado para trabalhar como despachante imobiliário. Foi ali que se destacou mostrando que seria o melhor em seu segmento e hoje é uma referência de empreendedorismo no País.

9. LUIZ SEABRA

Como um dos fundadores da Natura, Luiz Seabra contribuiu muito para o crescimento de uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil. O grande diferencial, que levou a pequena fábrica de São Paulo a se destacar no mercado, foi a forma como o empreendedor utilizou para se comunicar com os clientes, fazendo com que o uso dos produtos Natura se tornassem um estilo de vida.

10. SILVIO SANTOS

O gênio da comunicação, Silvio Santos, não poderia ficar de fora dessa lista, afinal para o crescimento do grupo SBT ele precisou de boas ideias de entretenimento e de uma visão empreendedora para seu negócio. A trajetória também foi marcada por um problema de saúde nas cordas vocais, que quase impediu Silvio de continuar na carreira artística, mas isso não o abateu. No exterior fez um tratamento e voltou melhor do que nunca para expandir ainda mais o grupo SBT, que hoje conta com empresas como Jequiti e Liderança Capitalização, que administra a Tele Sena.

Tem uma ideia e quer empreender? Com todas essas histórias de superação e persistência fica claro que não é tão fácil ser um empreendedor de sucesso, mas o que fica ainda mais evidente é a inspiração deixada por esses empresários. Para saber mais sobre empreendedorismo, continue navegando pela Comunidade Sebrae.

Comunidade Sebrae
Silvano Andriotti
Silvano Andriotti Seguir

Redator certificado, com vasto portfólio de trabalhos desenvolvidos para agências nacionais e internacionais, abordando com propriedade e eficácia os mais variados temas.

Ler matéria completa
Indicados para você