Primeiramente, não vou glamourizar esta crise. Não consigo ver um lado bom, um lado positivo em um momento como esse, em que mais de 100 mil pessoas já morreram e milhões se contaminaram, fora milhões de subnotificados, além de centenas de milhares de empresas que fecharam as portas nesse período. É um momento histórico, mas é um momento muito, muito negativo. Claro que traz desdobramentos e aprendizagens, e falaremos sobre eles.
Também não podemos negar que dificuldades e crises acabam, no final, fortalecendo aqueles que conseguem passar por ela. Uma palavra que está sendo muito usada é disrupção. Essa palavra designa a ruptura de um padrão e o início de outro.
Nós a vemos muito em cases clichês, como Uber, que já dão o que falar há alguns bons cinco, seis anos. É algo que vem, quebra um modelo e implanta um outro em um prazo, na maioria das vezes da história recente, curto. Isso é o que está acontecendo, considerando o que as empresas, empreendedores e empresários estão passando para chegar nesse novo normal? Eu questiono um pouco isso.
O que aconteceu, no ponto de vista dos empreendedores e empresários, é que muita coisa foi acelerada. Isso é fato, muito acelerada. Vamos falar de 10 anos em 10 meses em termos de evolução de negócios e mercados. Isso sob muita dor, muito perrengue, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Logo, ao falarmos da condição atual da vida dos empresários, não consigo ver algo totalmente inovador e transformador acontecendo.
O que se vê é muito problema ao mesmo tempo por conta da pandemia e, consequentemente, uma corrida para tentar solucioná-los e uma luta pela sobrevivência de milhões de negócios e empregos.
Leia o restante do texto e muitos outros artigos sobre inovação, negócios e transformação digital no Trends Talks.
Dê uma passada no Instagram também! Lá postamos dois contéudos por dia (www.bit.ly/trtal. ).
Um abraço!
Worklover, inquieto e focado em novos modelos de negócios corporativos baseados em transformação digital, intraempreendedorismo, startup culture e open inovation. Responsável pelo Trends Talks (trendstalks.com.br)