[ editar artigo]

Participe deste DESAFIO, você só tem a ganhar!

Participe deste DESAFIO, você só tem a ganhar!

 

Você já deve ter visto o desafio dos 10 anos para mostrar sua transformação, em que você coloca duas fotos sua juntas, uma de 2009 e outra de 2019. Mas, o que acha de superar outro desafio, algo que está totalmente ao seu alcance e que você só tem a ganhar?

 

O desafio da foto citado acima está relacionado a sua mudança exterior, enquanto o desafio que estou propondo está relacionado a sua mudança interior. Afinal, resultados diferentes advêm de ações diferentes.

 

É importante ressaltar ainda que a empresa é reflexo do dono, então sua transformação provoca também a evolução do próprio negócio. Caso você tenha colaboradores em sua equipe, sua evolução inspirará sua equipe também, então todos ganham.

 

No intuito de lhe ajudar no processo de mudança, a ponto de você realizar a visão que você tem de si mesmo daqui 10 anos, siga os 7 conselhos a seguir:

 

1) Fazer o novo não será o mais difícil, mas sim deixar para trás velhos hábitos. Quanto mais complexo for o novo hábito mais tempo será necessário para criá-lo, ter propósito e disciplina facilita este processo.

2) Sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho. Sonhar é algo muito bom, muitos dos nossos objetivos nascem aqui, mas, é melhor ainda transformá-los em metas, caso contrário serão apenas sonhos.

3) É impossível mudar o vento, mas temos poder sobre as velas para usar o vento a nosso favor para chegarmos onde e como quisermos.

4) A graça não está na chegada, mas no caminho percorrido, nos aprendizados, nas amizades, na superação e no legado construído.

5) Seus limites são algo volátil, então depende somente de você aumentá-lo ou diminuí-lo. Fazer este último é se auto sabotar, é melhor tentar e errar do que ficar na dúvida eterna se teria dado certo, ao menos errar lhe dá a oportunidade de aprender.

6) 10 anos pode parecer muito tempo para quem planeja, mas é um sopro para quem vive do acaso. Seu EU daqui uma década já deve começar a ser construído hoje, caso contrário correrá o risco de ser uma obra inacabada.

7) Ao invés de ter sonhos, tenha objetivos e metas e seja protagonista da própria vida!

Agora reflita, como quer estar daqui 10 anos, o que precisará para isto se tornar de fato uma realidade e planeje cada passo, corrigindo o que planejou quando necessário, sem perder o foco. Seu EU só terá a agradecer daqui uma década.

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.

Ler matéria completa
Indicados para você