[ editar artigo]

People Analytics e a otimização na gestão de pessoas

People Analytics e a otimização na gestão de pessoas

Selecionar e contratar candidatos, manter os colaboradores engajados e colocar em prática as metas traçadas são tarefas que podem ser otimizadas pelo People Analytics. Trata-se de uma metodologia que torna a visão do RH mais estratégica, auxiliando na tomada de decisões - considerando que o fator humano é o elemento mais importante em uma empresa.

Ao analisar os colaboradores por meio de dados, você consegue implementar estratégias para que suas habilidades sejam utilizadas de forma mais eficaz. O People Analytics também permite a identificação e resolução de problemas, como rotatividade de funcionários, baixa produtividade etc.

O uso de informações

A metodologia consiste em usar as informações para o compreendimento das necessidades e do comportamento dos colaboradores. Para isso, são coletados dados de variadas fontes, tais como redes sociais, metadata, reviews de funcionários, tendências de marketing, vendas, entre outras.

Após a compilação desses dados, eles são colocados à mostra em um programa de gestão ou por um Data Scientist que reconhecem problemas e encontram soluções para determinadas questões da empresa. 

Com isso, você pode solucionar problemas ligados ao baixo desempenho das vendas, pouco engajamento dos funcionários, alto índice de turnover, ocorrência de fraudes e até mesmo a baixa satisfação dos consumidores.

Os dados do People Analytics impactam positivamente as ações estratégicas do RH, como o recrutamento, redução de desligamentos e melhoria do clima organizacional. Ou seja, ele não substitui a expertise humana, mas sim auxilia na tomada de decisão dentro da área de gestão de pessoas.

Além disso, atua como uma ferramenta, uma vez que auxilia os profissionais a identificar o que leva os funcionários de uma empresa a permanecer unidos, quem é mais propenso a pedir demissão etc. O People Analytics pode ainda ser utilizado para amadurecer a capacidade de liderança dos executivos, no atendimento ao cliente e na implementação de alternativas inovadoras.

Como implementar o People Analytics de forma eficaz

Para utilizar o People Analytics é preciso ter os objetivos traçados para que os problemas da empresa possam ser mapeados e relacionados com o setor de RH. Com isso, você pode identificar o perfil comportamental de cada colaborador.

Também é preciso coletar os dados de forma transparente e segura, que garanta que todos entendam como as ferramentas de gestão podem ser utilizadas. Você pode utilizar o big data para a coleta e tratamento das informações.

Após a definição do objetivo e realização da coleta de dados é possível cruzá-los e analisá-los para que possam ser transformados em informações relevantes. Depois disso, é possível planejar as ações que deverão ser realizadas para resolver as questões levantadas. Quando o projeto for colocado em prática, comece a monitorá-lo. Dessa forma, você consegue verificar seu progresso e saber exatamente o que está ou não funcionando.

Quais são as vantagens do People Analytics na gestão de pessoas?

O People Analytics pode potencializar a eficácia da aquisição de novos talentos para sua empresa, auxiliando a determinar as qualificações do cargo para cada função, e mensurar o desempenho dos contratados. Além disso, reduz a burocracia envolvida nos trâmites de uma contratação, aumenta a qualidade e desempenho dos contratados e de toda a organização. 

A análise de dados identifica características associadas a contratações bem-sucedidas, que podem ser aplicadas nos processos rigorosos de avaliação de candidatos com relação a esses aspectos.

Como ele identifica os motores de alta performance da empresa, os líderes podem aplicar os insights em suas estratégias de desenvolvimento de talentos e nas práticas de recrutamento, podendo indicar lacunas individuais de performance.

Outro benefício que o People Analytics traz ao seu negócio é a retenção de talentos que pode aumentar o valor da sua empresa. Essa tecnologia possibilita que o gestor tenha certeza de que contratou as pessoas certas para lidar com desafios importantes do dia a dia da organização.

Dessa forma, o People Analytics controla, de uma forma simples e eficaz, o clima organizacional, processos seletivos, planos de cargos e salários e o desenvolvimento dos colaboradores. Quando todos esses fatores são interligados ocorre a otimização na gestão de pessoas.




 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você