[ editar artigo]

Planejamento estratégico - Parte 1: OBJETIVOS

Planejamento estratégico - Parte 1: OBJETIVOS

“Pode me dizer qual o caminho eu devo tomar?” – perguntou Alice.

“Isso depende para onde quer ir” – respondeu o gato.

“Mas eu não sei onde ir”.

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.

Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll. 

Quando falamos em planejamento a médio e longo prazo, temos sempre de ter em mente onde queremos chegar, ou seja, estabelecer os OBJETIVOS.

Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar.

Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado.

Por exemplo:

Tenho por OBJETIVO fazer mais atividade física, minha meta é correr 15 quilômetros até dezembro de 2021. Tenho por OBJETIVO melhorar minha comunicação, minha meta é lançar dois cursos de direito para micro e pequenos empresários em 2021. 

Ou seja, caso seu objetivo seja "ganhar mais dinheiro", é importante definir quanto será esse aumento e quando deverá ter o retorno pretendido. 

Para facilitar a elaboração dos Objetivos, sugerimos que crie categorias no seu Planejamento Anual, com objetivos relacionados a vida profissional, para os estudos, família, espiritualidade, etc.

É importante destacarmos que o ano de 2020 acabou trazendo situações bastante adversas e, totalmente inesperadas, o que acabou interferindo no planejamento de muita gente.

Contudo, mesmo que eventualmente seja necessário fazer alterações nos cronogramas, metas ou plano de ação, geralmente os OBJETIVOS não são influenciados por situações externas, pois, independentemente, de como você irá realizá-los (como veremos nos próximos artigos), o objetivo é o ponto de chegada, não o caminho. 

Para a definição dos seus OBJETIVOS é sempre bom analisar sua situação atual e, com calma, traçar onde deseja estar dentro de um ano. Sugerimos que trace seus objetivos sem pressa, mas com prazo definido para iniciar e finalizar essa análise, de preferência dentro de 2 ou 3 dias.

Na elaboração de seus OBJETIVOS seja realista permitindo-se sonhar.

Planejando, tudo é possível ;)

A seguir falaremos sobre o Plano de Ação. 


Aproveitando, fique por dentro das informações sobre Registro de marcas.


Instagram @andretolentinoadv

Blog

Comunidade Sebrae
André Tolentino
André Tolentino Seguir

Como advogado, palestrante e articulista, busco ressaltar os pontos de convergência entre patrão e empregado, como meio de colaborar com o desenvolvimento sustentável e humanista. Insta @andretolentinoadv

Ler conteúdo completo
Indicados para você