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Planejamento estratégico - Parte 2: Missão, Visão e Valores

Planejamento estratégico - Parte 2: Missão, Visão e Valores

Agora que sabemos onde queremos chegar após análise dos Objetivos e Metas, precisamos escolher o caminho a ser percorrido.

Para isso, você precisa conhecer profundamente o seu negócio, a fim de que possa escolher o caminho que melhor se adapta para atingir os tão sonhados objetivos.

📌 Leia a Parte 1 sobre: OBJETIVOS.

É necessário então que o empreendedor tenha sua MISSÃO, VISÃO e VALORES muito bem definidos.

Infelizmente, ainda hoje, muitas empresas acabam terceirizando a criação dessas definições ao departamento de marketing, como se o texto fosse um slogan voltado para impressionar o cliente.

Grade engano!

MISSÃO, VISÃO e VALORES são diretrizes estratégicas que definem o próprio negócio, o que ele comercializa, onde quer chegar e como quer chegar. Ela direciona a equipe e mesmo o empreendedor nos momentos de dúvida e na hora de escolher dentre os vários caminhos que podem ser usados para se chegar aos objetivos.

Antes de iniciar qualquer nova campanha ou antes mesmo de elaborar o Plano de Ação, é muito importante definir suas diretrizes estratégicas, não como palavras bonitas para fazer propaganda, mas para saber quem é, onde e como quer chegar.

Crie, leia e releia as diretrizes da sua empresa antes de tomar qualquer decisão, antes de investir em qualquer mídia e antes de criar qualquer campanha, pergunte-se sempre se continua seguindo os princípios da empresa e se está na direção certa.

Vejamos um a um:

MISSÃO é o propósito de existência da organização, a expressão da razão de ser, a função que ela desempenha no mercado, de modo a tornar útil sua ação, justificar seus lucros, ser de fácil compreensão e responder a perguntas básicas, como: Qual o negócio? Quem é o cliente? Qual a vantagem competitiva?

Exemplo: Sony - experimentar a diversão da inovação e aplicar a tecnologia para o benefício e prazer das pessoas.

VISÃO é a explicação do que se idealiza para a organização, qual é o seu negócio e a maneira pela qual deseja ser reconhecida no futuro, uma espécie de sonho que deve ser viável na implementação e ter um conteúdo altamente inspirador e positivo.

Exemplo: Sadia - ser a empresa de alimentos mais competitiva do setor no mundo em soluções de agregação de valor.

VALORES são as crenças básicas para tomada de decisão da empresa. São os ideais a serem seguidos que, muitas vezes, podem ser até descumpridos, mas devem ser sempre perseguidos.

Exemplo: Bunge - integridade, abertura e confiança, trabalho em equipe, empreendedorismo e cidadania.

Esteja sempre atendo ao mercado, saiba quem é e onde quer chegar, só assim saberá escolher o caminho a ser seguido.

Instagram @andretolentinoadv

 

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André Tolentino
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Como advogado, palestrante e articulista, busco ressaltar os pontos de convergência entre patrão e empregado, como meio de colaborar com o desenvolvimento sustentável e humanista. Insta @andretolentinoadv

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