[ editar artigo]

Planeje a curto prazo e cumpra suas metas!

Planeje a curto prazo e cumpra suas metas!

Para se fazer um planejamento a curto prazo é preciso organizar como as atividades serão transformadas em realizações. Para cumprir essa meta, a criação e manutenção de uma estrutura que possa ser colocada em prática é essencial. Portanto, planejar a curto prazo significa: formular caminhos de ação para atingir objetivos e metas em um futuro próximo.

Cronogramas e planos de ação
O planejamento a curto prazo compreende um período de três a seis meses. Os cronogramas e planos de ação são elaborados para que os objetivos e metas sejam alcançados de maneira rápida. Para o seu desenvolvimento, é essencial que todos os profissionais que atuam na empresa estejam envolvidos em todos os processos, pois isso permite uma visão ampla do negócio. Uma metodologia indicada para fazer um planejamento de curto prazo é a 5W2H, por exemplo.

O 5W2H é um checklist de todas as atividades que devem ser desenvolvidas em um projeto. Ele ajuda na execução e controle das tarefas. A metodologia consiste em responder sete perguntas que indicarão os principais pontos do plano.

5W
1.   What (o que fazer?)
2.   Who (quem vai fazer?)
3.   When (quando será feito?)
4.   Where (onde será feito?)
5.   Why (por que será feito?)

2H
1.   How (como fazer?)
2.   How much (quanto vai custar?)

Na prática, essa metodologia auxilia a elaboração de um planejamento a curto prazo. Além disso, outras premissas podem surgir. Isso ajuda a construção do planejamento.

A metodologia 5W2H é uma ferramenta simples, completa e que otimiza o tempo. Além de ser dinâmica, ela permite ajustes mesmo após a implementação do plano de ação. Ela é viável no planejamento a curto prazo, pois facilita a sistematização e implementação de ideias.

Ferramentas que auxiliam o planejamento a curto prazo


Algumas ferramentas auxiliam as empresas a organizarem sua rotina de maneira prática e rápida. Assim, fica mais fácil visualizar as atividades que ainda precisam ser feitas com prazos e detalhes de cada uma.

Trello: é um gerenciador de tarefas. Sua interface é de fácil utilização e seus usuários podem criar quadros e cartões, a fim de dividir e manter organizadas as atividades que precisam ser executadas.

Google Agenda: auxilia na organização dos compromissos diários, como reuniões e outros eventos. Os usuários recebem notificações diárias sobre cada compromisso.

Organizze: é uma ferramenta para a gestão de finanças. Essa ferramenta permite a criação de diversas categorias que estejam de acordo com as finanças da empresa. O Organizze também gera gráficos com base nas informações inseridas. Nele, os usuários podem criar alarmes e traçar metas financeiras.

Quando o planejamento a curto prazo vale a pena?


O planejamento a curto prazo é essencial às empresas que precisam visualizar resultados imediatos. Em determinadas atividades, o planejamento precisa definir os objetivos e metas que serão atingidos já no ano seguinte à implementação estratégica. Por exemplo, o planejamento a curto prazo é fundamental quando é necessária a obtenção de dados tangíveis.

Quando as empresas precisam contornar com urgência alguns problemas, esse tipo de planejamento pode definir soluções rápidas. Isso se deve ao fato de que a liderança da empresa possa criar um consenso sobre as medidas que precisam ser tomadas, especialmente aquelas que afetam o resultado da organização.

Por exemplo, um empreendedor que acabou de abrir seu negócio necessita divulgar e vender seus produtos e serviços para sobreviver. Nesse caso, o planejamento a curto prazo pode ajudar, já que não há estrutura suficiente para outros tipos de planejamento.

No caso da promoção de um evento ou ação específica, o planejamento deve ser feito a curto prazo. Aqui, as metas determinadas deverão ser atingidas durante o evento. Assim, é preciso desenvolver uma estratégia de divulgação e preparar todos os aspectos da sua participação em tal ocasião. Nesse exemplo, esse tipo de planejamento abrange todas as necessidades que a empresa tem no momento, além de oferecer resultados que podem ser utilizados na criação de estratégias a longo prazo.

Por isso, a melhor forma de cumprir metas com um planejamento a curto prazo é implementá-las de forma simples, com organização, foco e recursos financeiros.

Um abraço e até o próximo conteúdo.

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você