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[Planilha] Entenda como calcular seu mark-up!

[Planilha] Entenda como calcular seu mark-up!

Quando montamos nosso negócio temos uma decisão muito importante a tomar: qual preço cobrar por meu produto ou serviço? Hoje falaremos sobre uma parte muito importante da precificação de produtos e serviços: o mark-up.

Esse índice é, basicamente, a composição entre os todos seus custos e a margem de lucro sobre um produto ou serviço que você oferece ao consumidor. Ele leva em consideração seus gastos para fabricar, comprar, transportar ou qualquer outro custo que envolva o produto em si.

#Dica: Lembre-se que essa composição é muito importante na decisão de compra do consumidor

Confira alguns fatores que afetam diretamente o seu mark-up:

Preços da concorrência

Além de negociar preços com fornecedores e diminuir custos e gastos com um produto, seus concorrentes podem praticar um mark-up menor para vender uma quantidade maior, assim, ganhando mercado. Ou seja, oferecer preço final menor para vender em maior quantidade.

Custo e benefício

Todos consumidores consideram a qualidade de um produto ou serviço antes de comprar, se seu mark-up torna o preço de um determinado item equivalente a um de qualidade maior, o cliente vai preferir comprar o de melhor qualidade.

#Dica: É do mark-up que saem os famosos descontos que todo cliente gosta, tenha uma margem máxima para descontos que não comprometa o reinvestimento em sua loja, a chamada margem de contribuição.

Preço adequado

Diminuir seu mark-up para vender mais nem sempre é bom, seu preço deve ser adequado ao praticado pelo mercado e deve-se somar a experiência de compra oferecida ao seu cliente. Nunca se esqueça do resultado esperado de qualquer negócio espera ter: o lucro.

Demanda

Alguns tipos de produtos e serviços tem um diferencial ainda não tão explorado no mercado, como exemplo, um produto inovador ou linhas exclusivas podem gerar um mark-up muito maior. Isso ocorre exatamente por não existir negócio ou produto similar, por exemplo, um produto exclusivo do seu negócio.

O em inteligência de mercado, Diego Togni, desenvolveu uma planilha básica para você calcular seu mark-up por produto e projetar suas vendas de acordo com a quantidade de produtos vendidos.

Clique aqui para conferir!

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