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3 Passos para sua empresa superar a crise

3 Passos para sua empresa superar a crise

Olá Pessoal, tudo certo? No conteúdo de hoje eu vou falar de um assunto tão importante para os empreendedores, que eu resolvi fazer uma série. Eu vou mostrar aqui um PLANO DE CRISE EMERGENCIAL COMPLETO, em 3 passos. HOJE É O PRIMEIRO.

Então pega papel e caneta ou abre um documento digital no seu computador e vamos lá.

Primeiro, eu quero começar este vídeo com uma mensagem pra você, empreendedor, que está passando por esse momento de crise: FIQUE FIRME.

Então seja resiliente, acredite mais do nunca em você, no que te fez chegar até aqui e vamos em frente. Nós vamos conseguir superar mais essa.

E pra mostrar que você não está sozinho, eu te trouxe aqui o que era pra ser um vídeo, mas eu fiz uma série, pra mostrar para você um plano EMERGENCIAL DE CRISE COMPLETO, EM 3 PASSOS.

Geralmente, para termos um olhar global sobre um negócio, podemos seguir 3 linhas:

  1. PESSOAS;
  2. PROCESSOS;
  3. PRODUTO.

Eu vou construir este plano em cima disso, mas eu vou trocar a terceira linha por FLUXO DE CAIXA. E você vai entender na última parte do nosso planejamento que isso vai fazer toda a diferença para este momento.

Então vamos construir juntos aqui este planejamento até o final.

◾ Passo 1 - Pessoas

Valorize as pessoas, elas vão te ajudar a chegar do outro lado.

Eu peguei esta analogia “do outro lado” e de “construir uma ponte”. Vocês vão ver que eu vou falar sobre isso no decorrer deste planejamento, para ilustrar que existe antes da crise, uma ponte que precisamos construir, para passar pela crise e chegar “do outro lado”, o pós-crise.

E PESSOAS é a linha fundamental, é a base deste trabalho.

Você vai atuar nesta linha estratégica de pessoas, em 3 pilares: COMUNICAÇÃO, MOTIVAÇÃO e MANUTENÇÃO.

✔ Comunicação

O principal fator para comunicação é colocar todos olhando para o mesmo lugar. Você precisa comunicar este ou qualquer outro planejamento, de forma clara, para todos estarem alinhados com o que vamos fazer.

A equipe precisa que você dê direcionamentos específicos. As metas, atividades e responsabilidades devem estar bem distribuídas.

Você pode, dependendo do tamanho do seu negócio, formar um comitê de crise, instituir um líder que vai organizar as informações e atividades junto com você.

O ponto é que, esta comunicação das estratégias, metas e atividades, deve ser feita sempre. Se algo mudou, todos devem ser comunicados e receber direcionamentos claros.

✔ Motivação

Neste momento, as pessoas estão com medo e ansiedade e elas podem "congelar" e atrapalhar o andamento das atividades. E isso gera um estresse fora do normal. É importante passar tranquilidade e segurança, engajar e trazer as pessoas para o jogo. Elas vão te ajudar a construir a ponte para sair dessa crise, então elas precisam estar motivados.

A comunicação com metas e tarefas claras do que será feito, de que existe um plano por trás, é fundamental para manter a motivação, por isso é importante você ter feito o primeiro passo.

Você deve mostrar que esta ao lado da equipe, do mesmo time que está jogando se  engajando e não só colocando pressão.

Comemorar as pequenas conquistas, mostrando positividade e que estão no caminho certo.

Sempre será necessário ter correções no meio do caminho, mas o importante é não passar desespero, servir como um filtro para a equipe. Porque se você desesperar, a equipe toda se perde.

Está fazendo sentido para você o que eu estou falando até aqui? Então deixa aqui um comentário com o principal desafio que você acredita que terá nestas duas linhas de trabalho que eu comentei.

✔ Manutenção

Não demita! Mantenha o time o quanto puder, pela crise. Para esta manutenção você pode adotar algumas práticas.

  • Avaliar: Utilize este tempo para avaliar quem está engajado com você, na empresa, na sua causa. Quem está vestindo a camisa com você;
  • Realocar pessoas: De áreas com menos demanda para áreas de maior demanda. Por exemplo; se você vai fazer entregas agora, você pode alocar algumas pessoas do time para fazer estas entregas e não precisar contratar um serviço terceiro;
  • Treinamentos online: Aproveite o tempo ocioso da equipe para capacitação. Eles vão precisar quando a situação voltar ao normal. O SEBRAE dispõe de treinamentos gratuitos online que podem te ajudar. Eu vou falar do SEBRAE e em como ele pode te ajudar em pelo menos 3 momentos desta série, então não deixe de utilizar esta ajuda.
  • Trabalho remoto: Uma opção é mover sua equipe para trabalhar remoto e não parar. Fiz um vídeo aqui no canal de como colocar sua equipe para trabalhar remoto, vou deixar aqui no CARD para você.
  • Férias Coletivas: Se você ainda não fez, pode avaliar esta possibilidade para ganhar um pouco mais de tempo.

Então em  "Pessoas", é possível trabalhar em 3 pilares: Comunicação, Motivação e Manutenção.

Lembre-se de que as pessoas serão o fator fundamental para te ajudar a construir a ponte que vai te levar ao outro lado da crise.

Bom pessoal, esta é ideia que eu queria deixar para vocês fazerem a Primeira etapa do PLANEJAMENTO EMERGENCIAL DE CRISE, a linha estratégica, pessoas .

No próximo conteúdo a gente vai falar sobre processos. 

Então até lá, eu queria saber de você. Qual é a ideia de vocês sobre isso?

Deixe aqui embaixo seu comentário com o que você acredita que será o principal desafio para você trabalhar na linha estratégica de pessoas.

Até o próximo conteúdo, tchau.

 

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Criador do "O Empreendedor Global" e do blog Raislife - Viva Saudável. Fui Diretor Operacional na ACTIVE, empresa de cursos da área Médica e também uma Startup, com o produto Paciente360. Fui também CEO da Rais Saúde e Fundador da Connect HealthCare.

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