As reuniões de videoconferência estão mudando a forma das empresas de se comunicarem tanto pelo trabalho remoto quanto pela implantação do home office. A comunicação “cara a cara” é importante mesmo que você não possa se encontrar pessoalmente. Com isso, as plataformas de videochamadas tornaram-se uma solução eficaz nos processos empresariais.
Segundo o relatório da State of Video Conferencing, quando as reuniões físicas não são uma opção, a videoconferência é a preferida dos participantes, pois eles podem "ler" melhor a linguagem corporal de quem está conectado. Além de atender as tendências do mercado, essa tecnologia traz algo que toda empresa busca: redução de custos. Afinal, conectar colaboradores e clientes de lugares diferentes — com imagem e som de qualidade — custa muito menos dinheiro e tempo do que deslocar pessoas em viagens, por exemplo.
Como estamos em fase de isolamento social, separamos algumas ferramentas de videoconferência gratuitas que podem impactar positivamente o seu negócio.
1. Zoom
O Zoom é uma plataforma de videoconferência com diversas funcionalidades, como acesso via mobile, compartilhamento de tela, gravação de webinars e upload de reuniões na nuvem. Você pode criar e compartilhar um link de reunião privada com apenas uma pessoa ou a equipe inteira.
Principais recursos gratuitos:
- Hospeda até 100 participantes;
- 1-1 e reuniões em grupo;
- Reuniões ilimitadas;
- Vídeo e áudio HD;
- Compartilhamento de tela;
- Reuniões agendadas;
- Chat privado e em grupo;
- Controles do host.
2. Hangouts do Google
O Hangouts do Google é uma maneira simples de se conectar aos contatos do Google (ou fora da sua rede) e pode ser usado para reuniões pessoais ou comerciais. As salas virtuais ajudam a empresa a manter os projetos ao longo do tempo, uma vez que monitora o progresso e faz o acompanhamento das tarefas.
Você pode utilizar a pesquisa avançada do Google para pesquisar membros da sala, conversas antigas e arquivos compartilhados. O bot do Meet é integrado ao Google Agenda e permite que você programe suas reuniões com mais facilidade. Além disso, o bot do Drive envia alertas quando as pessoas compartilham arquivos com você, deixam comentários ou solicitam acesso aos seus documentos.
Principais recursos gratuitos:
- Até 25 participantes em vídeo;
- Conversas em vídeo, áudio e messenger;
- Gravações de videoconferência;
- Participar de chamadas usando o Google Agenda;
- Compartilhamento de tela.
3. Skype
A versão gratuita do Skype funciona bem para equipes pequenas (com menos de dez membros). Além de criar conversas em grupo no chat, o programa permite que você envie mensagens de texto e arquivos para a lista de contatos. Você também pode utilizar o Skype Translator para traduzir mensagens em tempo real! A ferramenta possui integração com o Facebook e com o Windows Live ID, e oferece ao usuário um número de telefone para receber chamadas.
Principais recursos gratuitos:
- Até 10 pessoas em videochamadas;
- Chamadas de vídeo HD;
- Compartilhamento de tela;
- Gravação de chamada de vídeo;
- Bate-papos interativos;
- Compartilhamento de localização.
4. TrueConf Online
O TrueConf oferece um plano gratuito com até três participantes em videochamadas. Essa solução é ótima para equipes pequenas ou pessoas que precisam de uma ferramenta simples para hospedar pequenas reuniões. Os recursos de colaboração, como o controle remoto da área de trabalho, são úteis para aqueles que precisam auxiliar um cliente a resolver um problema.
Principais recursos gratuitos:
- Até três participantes em chamadas de equipe;
- Vídeo em HD;
- Ferramentas de colaboração (compartilhamento de tela, controle remoto da área de trabalho, chamadas gravadas, transferência de arquivos e quadro virtual compartilhado).
5. FreeConference
FreeConference é ideal para equipes menores ou reuniões com cinco ou menos participantes. Uma grande vantagem dessa ferramenta de videoconferência é a facilidade de uso — não é necessário fazer downloads para começar a usá-la. Além disso, os controles do moderador permitem que a pessoa que está executando a videoconferência mantenha a reunião sob controle.
Principais recursos gratuitos:
- Até cinco participantes em reuniões online;
- Compartilhamento de tela;
- Compartilhamento de documentos;
- Controles do moderador;
- Chat de texto.
6. Facebook Live
O Facebook Live é ideal para empresas, influenciadores ou indivíduos que desejam passar informações, vídeos ou mostrar a cultura da empresa durante a transmissão ao vivo. Seus seguidores no Facebook podem comentar e conversar ao vivo. Você pode selecionar um público personalizado para transmitir seu conteúdo e agendar vídeos com antecedência.
Principais recursos gratuitos:
- Transmite até quatro horas de gravação;
- Programação avançada;
- Público-alvo personalizado.
7. YouTube Live
Esse é o meu queridinho 🥰 e sua operação pode ser mais complexa do que as ferramentas apresentadas anteriormente. É necessário um software para captar imagem e áudio, compilar ambas e enviar para o Youtube.
Principais recursos gratuitos:
- Três opções de qualidade de fluxo (latência normal, latência baixa e latência ultra baixa);
- Perguntas ao vivo dos participantes;
- Transmissões ao vivo privadas (as pessoas só podem acessar com o link);
- Programação avançada;
- Legendas automáticas ao vivo;
- Tags de localização.
Se tiver interesse, tenho um ebook, sobre a operação de lives no Youtube. Deixei eu comentário aqui, que envio à você.
Abraço a todos.
Bianca Becker.
Produtora de conteúdo digital e Coordenadora da Comunidade Sebrae 🤩🚀