[ editar artigo]

[Podcast] A realidade virtual pode transformar a experiência do cliente

[Podcast] A realidade virtual pode transformar a experiência do cliente

Não podemos negar: a realidade virtual está sendo implementada por marcas do mundo todo. Essa tendência tem um potencial incrível de transformar negócios, além de melhorar a experiência de clientes e agregar valor ao serviço ou produto. Dessa forma, ela pode ser aplicada em operações internas, e principalmente na interação com clientes, para facilitar a experiência do usuário. Sobre o assunto, ouça o podcast com o CEO do MeuTour360, Luis Henrique Lopes.

 

Como funciona

A realidade virtual é uma tecnologia capaz de criar um ambiente virtual ou à parte da realidade. Com isso, é possível visualizar outros lugares com a sensação de estar lá. O objetivo é gerar uma imersão completa para o usuário por meio de efeitos visuais e sonoros.

A expectativa é que ela seja utilizada cada vez mais. Segundo pesquisas da consultoria Gartner, a realidade virtual é uma das três megatendências para os próximos 10 anos. Um dos setores que mais utilizarão a tecnologia é o varejo. Ainda segundo a Gartner, cerca de 100 milhões de consumidores efetuarão compras por meio de tecnologias de realidade virtual em lojas físicas ou online. 46% dos varejistas dizem já planejar a implantação de soluções com a tecnologia para atender aos requisitos de experiência de atendimento ao cliente.

Por que aplicar ao meu negócio?

Pode parecer uma tecnologia de outro mundo, algo inacessível ou extremamente caro. Mas acredite, não é. A realidade virtual tem diferentes aplicações e, diferente do que muitos pensam, não precisa ser colocada em prática por meio de máquinas super tecnológicas e de outro mundo. Atualmente, existem opções acessíveis no mercado, e por meio de pequenos aparelhos ou soluções já é possível colocar em prática. Já pensou que um óculos de realidade aumentada já pode ser uma aplicação no seu negócio?

Uma das vantagens da realidade virtual é a possibilidade do cliente experimentar um produto ou serviço. Isso é importante pois assim ele terá uma melhor base de informações para a tomada de decisões. Se atrelada à Inteligência Artificial, a solução pode render ainda mais frutos para o negócio.

Na prática

São diversos cases que mostram, na prática, os resultados de se investir em realidade virtual. Um exemplo disso é a empresa MeuTour360, que esteve presente no Summit Sebrae 2019. A solução permite que os clientes gerenciem as imagens, projetos, tour virtuais por meio de uma plataforma 100% online - sem a necessidade de instalação de um programa no computador e nem conhecimento técnico. 

Por meio do MeuTour360 é possível fazer um tour virtual pelo ambiente desejado. A ideia surgiu da necessidade de um dos sócios de visualizar melhor um projeto de cozinha planejada. Dessa forma, foi criada a plataforma, inicialmente para auxiliar na visualização de imóveis, móveis planejados e ambientes. Mas, com o tempo, a empresa já trabalhou com diferentes tipos de produtos: fazendo desde a realidade virtual de um órgão até as imagens de hotéis para aumentar as vendas.

Caso a empresa não consiga tirar as fotos com uma câmera 360º, o próprio MeuTour consegue ir até o local para fazê-las. Já para quem tem as imagens, o processo é ainda mais fácil, pois a pessoa pode cadastrar as imagens diretamente no programa. Depois, para visualizá-las por meio da realidade virtual, é preciso que a empresa compre um óculos específico - que pode ser encontrado por valores acessíveis.

E você, conhece outras empresas que aplicam a realidade virtual em suas soluções? Compartilhe conosco!

 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você