[ editar artigo]

Podcast Conecta. Mapeamento das Startups do Paraná 2019.

Podcast Conecta. Mapeamento das Startups do Paraná 2019.

Salve Pessoal. Estamos pilotando uma nova fase de compartilhamento de conteúdos do Conecta, e para iniciar, selecionamos algumas palestras que aconteceram durante a última edição do evento para fazer parte dessa primeira etapa que é o lançamento do nosso podcast.

Nossa intenção é fazer com que quem participou do evento relembre um pouco do que aconteceu e também divulgar o conteúdo para quem não pode estar presente, além de montar aqui um repositório acessível para todos.

Mapeamento das Startups 2019

Alguns de vocês já leram o artigo que eu escrevi sobre a evolução do projeto Startup PR do Sebrae, e como foi parte da minha história no projeto até esse momento. Se você não leu, acesse aqui https://www.linkedin.com/pulse/mapeamento-do-ecossistema-de-startup-paran%C3%A1-rafael-tortato/.

Apresento um highlight dos resultados do último estudo realizado por nós dentro do episódio inicial do nosso podcast que você encontra nesse post e que também está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, entre outros. 

O Sebrae Paraná  realizou o mapeamento das startups do estado neste ano de 2019, um estudo inédito que contou com a participação de diversos colaboradores da instituição e também do ecossistema. A conjunção das informações de todos que contribuíram e de várias bases de dados, trazem um relatório com dados estratégicos que retratam o mapa para as startups do Paraná em 2019. 

O relatório traz uma base de 1032 startups mapeadas no Paraná. Destas, há uma maior concentração na região de Curitiba, com 385 startups. Depois, vem a região de Londrina com 202 e a região de Maringá, soma 119 startups. A região de Cascavel e Foz do Iguaçu, tem 117 startups, a região que engloba Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, conta com 128 e a região de Guarapuava e Ponta Grossa, com 81 startups. 

O que é interessante destacar é que em outros estados do Brasil, há uma concentração das startups nas capitais e em algumas regiões pontuais. No Paraná observamos uma capilaridade muito grande, com startups em todo o estado, nas suas diversas regiões em cidades de todos os portes. 

Mais que um mapa, é um relatório com mais de 60 páginas, com o cenário e perfil das Startups, com a apresentação da metodologia utilizada e todos os detalhes a mais que podem servir para quem quer conhecer quais são os setores que têm maior densidade, investimentos e consequentemente as oportunidades. Além disso, esse relatório pode auxiliar todo o ecossistema a identificar tendências e as vocações regionais no estado do Paraná no que se refere às startups e a nova economia. 

Vamos para o áudio?

 

Blog

Ler conteúdo completo
Indicados para você