Se você não estava submerso no fundo do mar ou acima da atmosfera terrestre durante essa semana, deve ter ouvido pelo menos uma vez o termo "Pokémon Go"

Seria apenas um simples jogo de realidade aumentada (como tantos), mas este possui uma combinação importante:
1) Design perfeito para smartphones o que faz com que o usuário jogue facilmente.
2) A realidade aumentada faz com que as pessoas interajam em qualquer lugar.
3) MAIS IMPORTANTE: ele usa o ícone de uma geração que há 15 anos atrás era criança e agora são os HEAVY USERS e formadores de opinião de tendências da atual geração. Agora com 22 a 26 anos eles estão na "crista da onda" das tendências tecnológicas e facilmente viralizam uma tendência!
O QUE MINHA LOJA, FRANQUIA, SHOPPING tem a ver com isso? Tudo!!!

O engajamento dos jogadores tem efeitos já comprovados:
O Pizza Bar L'inizio em Long Island, em Nova York, declara qteve um salto de 75% no fim de semana pela ativação do recurso "módulo de atração" que atrai alguns personagens Pokémons virtuais para a sua loja, assim atraindo jogadores próximos. (Fonte: G1) Com um gasto de US$ 10 para ter uma dúzia de personagens Pokémon colocados no local, o gerente conseguiu atrair dezenas de pessoas.
Em breve o jogo será lançado no Brasil!
Se no meio da crise sua loja estiver vazia pela falta de ânimo na economia... quem sabe não seja o momento de você pensar em atrair algum PIKACHU para dentro!
Preste atenção dessa tendência! Ela poderá ter impacto em todas as outras "Gamificações" da realidade e nas futuras maneiras de realizar promoções!
Especialista em Franquias e Consultor de Varejo Empresário do Varejo com operações em Shopping Center Professor de Pós Graduação há 10 anos