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Por que contratar uma agência de Marketing Digital

Por que contratar uma agência de Marketing Digital

Muitas empresários se vêem no dilema de contratar ou não uma agência para planejar e executar suas estratégias de Marketing Digital.

Para alguns, isso é visto com um alto investimento. Para outros, uma maneira de justamente cortar custos e otimizar seus resultados.

Contratar uma agência pode ser vantajoso para diferentes perfis de negócios, desde uma pequena empresa até uma grande.

Para quem está iniciando um negócio, pode ser interessante ter uma gama de profissionais com expertises diferentes para que as estratégias comecem do jeito certo. Dessa forma, você não gasta dinheiro à toa.

Já para grandes empresas que já possuem uma estratégia em andamento, esses profissionais podem ajudá-las a otimizar ainda mais suas estratégias.

Separei outros pontos que considero positivos ao contratar uma agência:

1. Falta de braço interno

Muitas empresas decidem contratar uma agência por não ter pessoas qualificadas na equipe.

E mesmo contratando alguém, essa pessoa pode não se adaptar a empresa e sair rapidamente, o que gera uma ruptura na estratégia de Marketing Digital.

Outro ponto a ser levado em consideração é que um funcionário tem alto custo para as empresas. Se esse profissional não tiver uma boa performance, você terá que demiti-lo, o que gerará não só custos de demissão como também custos relacionados à sua estratégia de Marketing Digital.

Ao contratar uma agência, você define um escopo de trabalho e exige um contrato de prestação de serviços com tudo aquilo que foi prometido na proposta.

2. Falta de experiência dos gestores

Se você é gestor da empresa e não tem experiência com Marketing Digital, dificilmente conseguirá ajudar seus funcionários nas demandas deles.

Ao contratar uma agência, as pessoas que ali trabalham não só trocam ideia entre si, como também estão em constante atualização com o mercado.

Além disso, como uma agência normalmente tem diversos clientes, esse aprendizado com outras empresas também é aplicado no seu negócio.

3. Falta de verba

Contratar uma agência pode custar menos do que ter uma equipe interna. Além disso, você não precisa contratar diversos profissionais de uma vez só.

Lembre-se que contratar um só profissional dificilmente resolverá todos os seus problemas de Marketing. Uma única pessoa não será capaz de fazer planejamento, redação, design, mídia, mídias sociais, análise, desenvolvimento, entre outros.

Ao contratar uma agência, você pode ter diversos profissionais com experiências diferentes trabalhando no seu projeto, pagando apenas algumas horas daquele profissional.

4. Ter uma equipe interna não é uma opção

Ter uma equipe interna demanda tempo do gestor, pois não adianta apenas contratar, é necessário dar atenção para a equipe e apoiá-la nas demandas.

Além disso, como mencionei no tópico anterior, é preciso ter diversos profissionais com expertises diferentes na equipe para garantir o melhor resultado para suas estratégias.

5. Os resultados vêm mais rápido

Ao contratar uma agência especializada no seu negócio, você acelera seu crescimento.

Quando você decide internalizar, existe uma curva de aprendizado que sua equipe terá. A menos que você contrate alguém que já tenha trabalhado em negócios como seu, isso costuma demorar um pouco.

Ao optar por um parceiro externo, você também não fica refém de outras demandas internas que possam surgir. Sua agência focará naquilo que é mais importante para você conseguir o resultado que almeja.

Cumprir o que foi planejado é crucial para que os resultados apareçam.

6. Você se preocupa com o que importa: seu negócio

Ao contratar uma agência de Marketing Digital, você pode focar apenas no seu negócio, deixando a criação, mensuração e manutenção das estratégias sob responsabilidade da agência.

É claro que você não deve esquecer da agência e não dar nenhum tipo de suporte, mas você não precisa controlar cada aspecto do trabalho.

7. Contratar uma agência não significa esquecer seu Marketing

Esse tópico está relacionado com o que eu falei anteriormente: contratar uma agência não significa “delargar”. É importante acompanhar os resultados periodicamente e cobrá-la por isso.

Por fim, é importante ter uma pessoa na sua equipe que possa atender as demandas da agência, como passar briefing e aprovar conteúdos.

Muitas vezes, as empresas contratam uma agência e não têm um ponto de contato capaz de ajudar o prestador de serviços a executar seu trabalho. Lembre-se que seu resultado também depende de você.

8. Você pode contratar uma consultoria

Se você já tem uma equipe interna e não pretende mudar, você ainda pode contratar uma agência para prestar consultoria para o seu negócio, apontando gaps que sua equipe não viu.

O olhar de fora pode ser muito enriquecedor, pois são profissionais que não estão no dia a dia da empresa e, ao mesmo tempo, têm experiência em negócios como seu.

A consultoria também pode ser interessante para que você possa “testar” a agência antes de fazer um contrato de longo prazo.

Como escolher uma agência

Sabendo os benefícios de contratar uma agência, quais pontos levar em consideração ao escolher uma? Vamos ver alguns:

  • Expertise: conheça cases de sucesso e veja se essa agência tem experiência em negócios como seu;
  • Certificações: quais as certificações de mercado que a agência possui? Elas são um bom indicativo de que os profissionais são capacitados. A burnell, por exemplo, possui certificação Inbound Marketing, em Google Ads e Analytics e também em CRM;
  • Serviços: a agência oferece os serviços que sua empresa precisa? Muitas agências têm maior expertise na prestação de um determinado serviço (como SEO ou mídias sociais, por exemplo). Se é isso que sua empresa precisa, vá em frente!

Comunidade Sebrae
Lukas Godoy
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Especialista em Inbound Marketing. Pós-graduado em Gestão Estratégica e graduado em Publicidade e Propaganda. Sólida experiência em campanhas de Marketing Digital e Inbound Marketing para clientes do segmento B2B. Contato: lukas@burnell.com.br.

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