[ editar artigo]

Por que é melhor comprar de pequenas empresas?

Por que é melhor comprar de pequenas empresas?

 

As pequenas empresas não são só do seu dono,  um pequeno negócio é da equipe que ali trabalha para seu sustento, é do vizinho ou um familiar que vez ou outra até dá uma mãozinha para a cuidar da empresa, pertence a história do seu bairro e da sua vida, além de fazer parte do dia a dia de muitas pessoas.

Descubra agora 8 Razões para Comprar Produtos e Serviços de Pequenas Empresas da sua cidade, os verdadeiros gigantes da nossa economia e, desta forma, tornar grandes os resultados em favor de onde você mora.

  1. Tudo feito com amor e carinho: em pequenas empresas é comum sermos atendidos pelo dono da empresa, o qual procura vender produtos e serviços personalizados de acordo com a nossa necessidade, colocando amor e carinho no que faz, principalmente naquilo que é artesanal.
  2. Fazem parte da nossa história: o açougue da esquina, a papelaria da avenida, o mercadinho da praça, a padaria, a feirinha do bairro e uma infinidade de outros produtos e serviços. Temos tudo isso facilmente em nossa rotina e as vezes nem percebemos como os pequenos negócios fazem parte da nossa vida.
  3. Geram emprego e renda: além de representar mais de 44,8% dos empregos formais, os pequenos negócios empregam pessoas do próprio bairro ou cidade, além de muitas vezes ser o primeiro emprego de vários trabalhadores, gerando renda para sustento das famílias da região.
  4. Inspiram jovens a empreender: ser funcionário de uma empresa não é e nem pode ser visto como a única forma de ter uma fonte de renda, então os pequenos negócios de sucesso servem de inspiração para muitos jovens criarem sua própria oportunidade;
  5. É logo ali: a mobilidade urbana, estresse no trânsito e poluição dos combustíveis são problemas facilmente contornados quando você compra de pequenos negócios locais, visto que geralmente exige menos deslocamentos.
  6. O dinheiro circula na própria cidade: ao comprar de negócios locais você contribui para que o dinheiro circule na sua cidade, gerando emprego e renda, além da contribuição de impostos que deverão ser revertidos para investimentos no próprio município.
  7. Fortalece a economia local e desenvolve a comunidade: ao comprar de negócios locais você fortalece a economia da região, principalmente as pequenas empresas, gerando um estímulo ao desenvolvimento destas para inovarem, atenderem cada vez melhor, ampliarem a oferta e a variedade de produtos e serviços, além de melhorarem a gestão do negócio para se manterem competitivas.
  8. Promove a união de empreendedores locais: para oferecer preços e serviços mais competitivos é essencial que empreendedores locais sejam parceiros uns dos outros.

O cliente tem e sempre terá poder de escolha de onde compra. Contudo, comprar de pequenos negócios locais não é apenas uma opção, mas sim uma escolha de quem faz uma compra consciente e com propósito de fazer a diferença na economia local.

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.

Ler matéria completa
Indicados para você