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Por que SOFT SKILLS e HARD SKILLS são tão importantes?

Por que SOFT SKILLS e HARD SKILLS são tão importantes?

Você já percebeu como todos os dias, inclusive aqui na comunidade somos bombardeados com novas informações, novos conceitos e palavras "americanizadas"? A velocidade da informação é assustadora e os seus impactos na sociedade ainda mais. 

Existem muitos termos que têm origem na língua inglesa e que utilizamos no nosso dia a dia, mas nem sempre sabemos do que se trata. Um exemplo: soft skills e hard skills. Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo sabe o conceito, mas muitas pessoas falam sem saber realmente do que se trata.

Muito se discute no universo corporativo sobre as habilidades essenciais para um colaborador. Na grande maioria das vezes essas habilidades são difíceis de serem mensuradas, afinal são muito subjetivas. Porém, podem ser identificadas até com uma certa facilidade no processo de recrutamento e seleção ou até mesmo, durante a execução das tarefas na empresa.

Por isso, é muito importante mapear as competências não técnicas da equipe, grande parte das pessoas não aprendem na escola e nem nos bancos das faculdades/ universidades a ser flexível, possuir inteligência emocional e um ótimo relacionamento interpessoal.

Mas o mercado de trabalho reconhece essas "soft skills" como essenciais, para tornar o individuo mais competitivo e "empregável". 

Soft skills são habilidades comportamentais, estão ligadas diretamente a capacidade que o colaborador tem de lidar com as emoções. Essas habilidades são mais difíceis de serem ensinadas, pois se trata de algo relacionado ao meio psicossocial, é intrínseco. 

Esses soft skills podem ser o "calcanhar de Aquiles" do colaborador.

Você já conheceu alguém que possui ótimos hard skills (habilidades técnicas), mas que tem muita dificuldade em se relacionar (soft skills) com os colegas de equipe?

Hard skills são aquelas habilidades que podem ser aprendidas e quantificadas com processos de treinamento e desenvolvimento. Por exemplo: Excel avançado. 

Como desenvolver essas habilidades nas equipes?

Os soft skills se desenvolvem incentivando a boa comunicação, o relacionamento interpessoal e através de uma cultura de feedback. Já os hard skills podem ser desenvolvidos com treinamentos, incentivo a programas de especialização, gamificação e formação educacional. 

Invista no desenvolvimento da sua equipe, poucos empresários investem no capital humano de suas empresas, porém, reclamam muito da falta de hard skills e soft skills dos seus colaboradores.

Alguns gestores questionados, por mim, dirigiu respostas do tipo: "Pra que treinar? Amanhã ou depois eles saem da empresa e quem perde dinheiro e tempo do treinamento sou eu, enquanto eles vão aplicar o conhecimento adquirido no meu concorrente".  Continuei meu questionamento: Mas enquanto ele(a) estiver na sua empresa esse conhecimento será aplicado a favor do seu negócio! Concorda? E isso, provavelmente irá gerar resultados melhores dos que foram obtidos até agora. 

Ouse para mudar! Como esperar resultados diferentes, fazendo sempre a mesma coisa?

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Diogo Macenhan
Diogo Macenhan Seguir

Administrador, pós-graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, consultor de negócios, especialista em MEG - Modelo de Excelência em Gestão, planejamento estratégico, inovação e metodologias ágeis. Palestrante e professor apaixonado.

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