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Por que temos excelentes produtos e serviços e não vendemos? 10 dicas que levam ao SIM do cliente

Por que temos excelentes produtos e serviços e não vendemos?
 10 dicas que levam ao SIM do cliente

       Em interações com empresários de diversos ramos, temos observado grande evolução nos produtos e serviços que eles desenvolvem. Novas funcionalidades, maior qualidade, preço competitivo etc. No entanto, em inúmeras vezes, esses atributos não são suficientes para converter em vendas.

Pensando nisso, nós do Sebrae, elaboramos 10 dicas para turbinar as suas vendas nessa nova realidade.  

  1. As pessoas não precisam de produtos e serviços. Elas precisam de soluções para seus problemas. O que seu produto serviço faz?  Se você não entender para explicar, o cliente muito menos.
  2. Na primeira abordagem, esqueça as características técnicas. Fale dos benefícios. O cliente não está interessado se você usa conceito da indústria 4.0, inteligência artificial ou internet das coisas. ele quer saber no que o produto ou serviço vai melhorar o dia a dia dele.
  3. Nem todo mundo é seu cliente. Saiba identificá-lo para não perder tempo com quem não vai comprar.
  4. Conheça a atividade do seu cliente e surpreenda-o. “Sr. Volmir, percebemos que sua empresa está crescendo rapidamente e está em busca de novos canais de distribuição. Nós trabalhamos com isso...”
  5. Seja objetivo. Vá direto ao ponto. “O estoque pode ser um problema para o varejo. Desenvolvemos uma solução que vai reduzir os custos para sua loja. Tem interesse em conhecer?”
  6. O preço é um dos últimos itens de uma negociação. Se você está com o cliente certo, tem o produto ou serviço adequado para ajudá-lo, ele vai pagar o preço justo.
  7. Número são poderosos. “os clientes que usam o produto ou serviço x, obtiveram ganhos de 20% na produtividade. Aumentaram em 30 % as vendas, reduziram em 40% os custos de estoque...”
  8. Dê uma cara (imagem, ícone, logo) para seu produto. Pesquisam mostram que as pessoas se lembram mais de imagens do que nomes
  9. Nunca subestime os concorrentes. “- sim, temos concorrentes muito bons. No entanto, verificamos que eles não atendem a isso... isso e mais isso, aí aprimoramos o nosso produto para entregar um melhor desempenho...”
  10. Mostre onde o cliente pode te encontrar. Fale do site, do fone, do endereço, do whatsapp, das redes sociais. Quanto mais opções, melhor!   

Concluindo.Para ter sucesso em vendas, não basta ter um bom produto ou serviço. Conhecer as reais necessidades do cliente e abordá-lo de forma adequada, são tão importantes quanto.

Bons negócios!

Comunidade Sebrae
Osvaldo César Brotto
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Consultor - Sebrae

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