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Possuir Muitos Seguidores nas Redes Sociais é Realmente Importante para o seu Negócio?

Possuir Muitos Seguidores nas Redes Sociais é Realmente Importante para o seu Negócio?

 

Muito provavelmente você já se perguntou várias como fazer para ganhar muitos seguidores nas suas redes sociais, certo? Tenho algo pra te contar: você não está sozinho nessa!

Um dos principais questionamentos que recebo diariamente dos meus clientes é, com certeza, referente ao sonho de possuir muitos seguidores em suas redes sociais.

Muitas vezes temos a sensação de que quanto mais followers tivermos, maior será o nosso resultado online.

Mas e aí, será que isso é realmente verdade?

Se você ainda está muito em dúvida sobre isso, ou até mesmo não faz a menor ideia a respeito do assunto, esse post foi escrito justamente pra você!

Mas então, será que ganhar seguidores a rodo é realmente importante para o meu negócio?

Após muito estudar e analisar, Felipe conseguiu abrir a sua tão sonhada hamburgueria. E como todo jovem empreendedor, sua primeira atitude digital foi abrir o Facebook e criar a sua company page (página corporativa no Facebook).

Após as configurações iniciais serem realizadas com sucesso (tudo estava lindo), Felipe publicou sua página. Ao longo do tempo, com muitas postagens e impulsionamentos, o empresário adquiriu muitos seguidores, porém o crescimento dos seus resultados não era proporcional ao crescimento do seu número de seguidores no Facebook e também no Instagram.

Será que você consegue imaginar o porque disso?

"Mas gente, o que será que eu estou fazendo de errado? Olha quanta gente me segue!"

Posso te contar um segredo?

Você sabe o que é uma métrica de vaidade? Não sabe? Então deixa que eu vou te explicar! Métrica de vaidade nada mais é do que um indicador bacana, mas que serve somente para servir de comparação com os seus rivais, ou seja, sem resultado efetivo em dinheiro no bolso.

Se liga nessa frase, tenho certeza que você já disse ou ouviu isso de alguém, e muito provavelmente você vai entender direitinho o que eu quero te explicar:

"Você viu quantos likes eu tive na minha última postagem? Já temos mais de 15.000 seguidores, e o concorrente não tem nem 2.000, hahahaha!"

Se identificou? Se sim, ainda há tempo de corrigirmos isso. Vem comigo!

O que podemos tirar de lição disso? Com certeza é muito legal ter muitos seguidores nas redes sociais, além de muitos likes nas postagens, mas será que esse é o seu objetivo real? Quer uma analogia? Então imagine uma indústria que produz mais de 1000 peças por hora, isso é ótimo, mas de nada adianta se grande parte dessas peças vierem com defeito, certo?

Então, essa mesma ideia nós podemos importar para o mundo do marketing digital. Pense nisso: você prefere ter 100.000 seguidores que não interagem e não estão nem aí para a sua empresa, ou 500 que realmente interagem e compram de você? Ou seja, a qualidade é muito mais importante que a quantidade nesse caso.

O que eu quero dizer com isso? Em se tratando de estratégia e resultados nas redes sociais, uma métrica que você deve acompanhar e valorizar é, com certeza, o engajamento.

Mas o que é engajamento?

Todo envolvimento, interação ou relacionamento que o público possui com a sua marca. Como podemos observar isso? Com compartilhamentos, visualizações completas de vídeos e stories, comentários, cliques em links, etc.

Tá, entendi, mas como eu faço para criar esse tal de engajamento?

Podemos resumir isso para você com apenas 2 palavras: CONTEÚDO RELEVANTE!

Hoje cada vez mais as pessoas querem consumir produtos e serviços com credibilidade e confiança. E para ajudar a fortalecer a sua marca, colocando-a como referência no seu mercado, você deve produzir conteúdo rico e relevante, personalizado ao seu público-alvo.

Fale a língua do seu cliente, mostre a ele que você sabe o que está falando, que você é referência e autoridade no assunto. Ele precisa saber que pode e deve confiar em você!

Mas e aí, como a sua marca se posiciona? Da mesma maneira que você se comunica, ou não? Pense muito bem nisso. Se o seu conteúdo for divergente do seu posicionamento, seus potenciais clientes podem se confundir, e até mesmo não criarem identificação com a sua marca.

E o seu atendimento ao cliente? O trabalho de customer sucess (sucesso do cliente), que já evoluiu para customer hapiness (felicidade do cliente) está sendo feito de maneira correta? Você responde o seu cliente? Você tira suas dúvidas? Você conversa com ele (de forma amigável e humana) e é solícito na hora de resolver algum problema? Se você disse não para alguma dessas perguntas pare tudo e reveja sua estratégia. Você pode estar perdendo muitos clientes por causa disso.

Para reforçar a questão inicial desse post, você sabia que suas publicações orgânicas possuem apenas 2% de alcance (em média) nas redes sociais? Triste né? Mas não é o fim do mundo, calma! Se você fizer um trabalho adequado e de qualidade, esse número pode crescer muito!

Eu imagino que você esteja se perguntando como, e a resposta eu já te dei ali em cima: ENGAJAMENTO!

Portanto tenha em mente: ter muitos seguidores é sensacional, mas não seria mais legal ainda se eles interagissem (real oficial) com tudo aquilo que você publica?

Se você quiser tirar somente uma coisa desse artigo, se liga nessa dica👇

Nunca, eu disse nunca, sob hipóteses alguma, compre seguidores, tá bem? Promete? Isso é a pior coisa que você pode fazer com a sua página, e consequentemente com a sua empresa.

Existem muitos apps por aí que te prometem o mundo, e com certeza você já recebeu alguma proposta maluca de algum deles. Mas independente do app que for, você sabe o que eles fazem com o seu perfil ou página? Te entopem de perfis desqualificados, que vão desde pessoas da Rússia, fakes bizarros, até mesmo pessoas reais, mas que com certeza não fazem parte do seu público-alvo.

Tá bem, tudo que você disse até agora é muito lindo, mas então me responda uma coisa: como eu faço então para ganhar seguidores relevantes nas redes sociais?

Claro que eu vou te contar como! se liga nessas dicas especiais que preparei para você!

1. Convide os amigos em suas redes sociais.

Você já deve ter feito isso lá quando criou as suas redes sociais, mas de lá para cá com certeza você deve ter angariado muitas conexões novas, que podem se tornar clientes valiosos! Mas tome cuidado, filtre as pessoas que irá convidar e chame apenas aquelas em que você vê potencial no que diz respeito a se tornarem seus clientes. Evite sempre poluir os seus seguidores!

2. Que tal realizar concursos, eventos ou até mesmo promoções?

Com certeza você já viu inúmeras empresas realizando sorteios muito legais no Facebook ou Instagram, certo? E mais, aposto que você já participou de vários e até mesmo já pode ter sido sorteado em algum deles. Ficou feliz, não ficou? Então, esse tipo de ação costuma ter um custo baixíssimo e um resultado potencial gigantesco. Selecione um prêmio bacana, que seja diretamente conectado ao seu negócio e veja os resultados dessa ação.

Eventos também são muito legais, e podem te ajudar a promover a sua audiência de maneira offline, refletindo no seu online, e até mesmo gerando clientes em potencial no futuro.

Os concursos já não são tão comuns, mas seja criativo, quem sabe você não desenvolve algo incrível para a sua audiência, né?

Seja ativo, responda todos os comentários, principalmente os negativos. Estimule que existam debates em suas postagens. Essa estratégia é ótima para potencializar o engajamento em suas redes sociais.

Tenha o seguinte conceito em mente: quanto mais você puder estimular o comportamento positivo da sua audiência, maior será o seu engajamento, e consequentemente seus resultados com as redes sociais serão maximizados.

3. Desenvolva Parcerias. O Mundo é colaborativo, portanto pense nisso!

Entre em contato com outras marcas que possam ser complementares ao seu negócio e faça ações em conjunto. Sempre pense no quanto o seu público vai gostar e ficar feliz com isso. A longo prazo, os resultados podem ser incríveis, tanto para você, quanto para os seus parceiros. Assim todo mundo ganha!

4. Aproveite todas as suas mídias. Compartilhe convites pelas diferentes redes sociais.

Faça o seguinte assim que terminar de ler esse artigo: selecione todos os seus canais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, etc) e envie convites compartilhados entre essas redes. Muitas vezes quem te segue em uma rede nem sabe que você possui a outra. Se liga, você pode estar perdendo negócios!

Sempre comunique as suas redes sociais em eventos, artigos, publicações ou vídeos, isso fará com que a sua base cresça de maneira saudável e com público relevante.

5. E aí, você já produz conteúdo relevante para a sua audiência?

Meu amigo, esse é um caminho sem volta! Realmente não dá mais pra fugir dessa estratégia. Portanto, se você ainda não usa estratégias de marketing de conteúdo, saiba que o seu negócio corre sério perigo!

Então dito isso, então trate de colocar esse tema na sua lista de prioridades! Seus posts precisam ser relevantes e isso irá encantar a sua audiência, e consequentemente engajá-la à sua marca. Então corra, pois ainda há tempo de correr atrás do prejuízo!

Mas como eu posso fazer? (Você deve ter se perguntado isso com certeza!)

Ok, vamos te ajudar. Primeiro pense no seu público-alvo e mapeie as dores e os sonhos dele. Agora junte o máximo de informações possíveis a respeito desse grupo de pessoas, sempre pensando no objetivo final.

Fez isso? Ótimo! Agora pense que seus posts precisam fazer com que essas pessoas se identifiquem com o problema e que, de alguma forma, o seu produto ou serviço seja apresentado como a única solução possível para acabar com aquele medo e realizar o sonho daquela pessoa.

Lembre que cada público possui um comportamento diferente, portanto não se incomode com a infinidade de padrões que vemos por aí! Foque em conteúdo rico que possa agregar valor ao seu cliente, ou seja, no argumento que faria seu cliente se encantar e comprar o seu produto!

6. Investir em Ads (anúncios) é importante? A resposta é S-I-M!

Primeiramente você deve seguir todas as dicas que demos acima. Mas caso você já possua verba disponível para marketing digital, nós recomendamos que você invista em anúncios nas redes sociais, tanto em Facebook, quanto no Instagram. Essa é uma maneira muito rápida e efetiva de aumentar o seu número de seguidores relevantes e potencializar a sua empresa.

BÔNUS: Você sabia que existe um tipo de campanha no Facebook que tem o objetivo exclusivo de aumentar o número de curtidas na sua página?

Sabe o que é o mais legal disso tudo? Você pode escolher a segmentação dos seus anúncios ou impulsionamentos, ou seja, você pode direcionar seu conteúdo somente para aquelas pessoas que se enquadram no público-alvo do seu negócio! Demais, não é mesmo?

7. Se você odeia matemática, saiba que pra ter sucesso no marketing digital terá que aprender a gostar!

Diferentemente das mídias tradicionais, cuja real efetividade das ações é muito difícil de ser mensurada com precisão, as mídias digitais possuem como principal diferencial a possibilidade de mensuração real dos seus resultados.

A gestão de toda e qualquer empresa, independente do meio em que ela está inserida, deve ser feita baseada em fatos e dados. Portanto, utilize ferramentas analíticas (Google Analytics, Hotjar, Navegg, etc) e mensure os resultados das suas ações regularmente. Você pode tirar insights muito ricos, que te ajudarão e muito na tomada de decisões.

Outra vantagem do marketing digital em relação às mídias tradicionais consiste na facilidade de mudança, ou seja, no dinamismo. Enquanto uma vez colocado um outdoor (além do trabalho que dá), o mesmo só poderá ser removido após o período mínimo contratado. E se ele tiver algum erro, lascou!

Já numa campanha digital, você possui a flexibilidade de alterá-la a qualquer momento, seja por falta de resultados, algum erro, ou até mesmo para realizar testes de público, layout, aumentar o investimento ou alterar a redação (confira nosso texto sobre gatilhos mentais e redação).

Outra ferramenta muito legal que você pode usar para ter ideias é o Facebook Insights, conhece? Vamos te ensinar a acessá-lo:

  1. Faça login em sua fanpage no Facebook e, no menu de topo clique em “Informações”.

  2. Quando esse painel se abrir você terá acesso a um dashboard repleto de informações ricas sobre a sua audiência.

  3. No menu esquerdo você pode escolher as métricas que deseja observar. Use a sua criatividade! Uma vez lá dentro, realize testes e consulte os melhores dias e horários para publica, os formatos de conteúdo, a linguagem e outros elementos relacionados às suas postagens.

Facebook Insights - Painel

Facebook Insights - Painel

Ufa! Acho que deu para você aprender bastante sobre redes sociais, né?

Agora é a hora de você colocar essas dicas em prática, bora?

Conta pra gente depois os resultados? Vamos adorar te ouvir! ❤️❤️❤️

Espero que você tenha gostado! Então, posso te fazer um pedido? Compartilhe com os seus amigos, numa dessa podemos ajudá-los também! 😜

 

Abraços,

Comunidade Sebrae
Jefferson Oliveira
Jefferson Oliveira Seguir

Empreendedor, apaixonado por esportes (futebol, basquete e futebol americano), extremamente curioso, entusiasta e especialista em marketing digital. Meu objetivo é desenvolver soluções digitais inteligentes que possam ajudar outros empreendedores!

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