[ editar artigo]

Prêmio Sebrae Empresas de Alta Performance - Cativa Natureza

Prêmio Sebrae Empresas de Alta Performance - Cativa Natureza

A empresa curitibana Cativa Natureza foi uma das grandes vencedoras estaduais do Prêmio Sebrae Empresas de Alta Performance. A premiação - que aconteceu durante o Summit Sebrae 2019 - reconhece micro e pequenas empresas que se desenvolveram e se destacaram dentro dos critérios de inovação, gestão, crescimento de mercado e resultados econômicos.

A manauara Rose Bezecry - CEO e idealizadora da marca Cativa Natureza -, veio a Curitiba a trabalho e ao ler o jornal se deparou com uma brecha no segmento de orgânicos que poderia ser explorada – a abertura do primeiro mercado público de orgânicos do Brasil dentro do Mercado Municipal de Curitiba/PR. Foi nesse momento que Rose se encantou e enxergou uma oportunidade de negócio.

Rose, que é ex-funcionária pública e socióloga, apostou e acreditou no conceito dos produtos feitos com insumos orgânicos - livres de substâncias agressoras à saúde - com objetivo de levar melhor qualidade de vida às pessoas, somado ao compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Assim fundou, no início de 2008 (em uma época em que quase ninguém sabia o que era um cosmético orgânico) a primeira rede de lojas do Brasil a comercializar cosméticos com insumos orgânicos rastreados e certificados.

“Foi uma oportunidade para 'vender verdade'”, declarou.

Existe uma grande variedade por trás da cultura orgânica. As pessoas pensam que o produto orgânico é somente aquele sem agrotóxicos ou insumos químicos, mas vai muito além disso: ele tem o propósito de gerar sustentabilidade econômica e ecológica.

Reprodução: Instagram


Todos os cosméticos produzidos pela Cativa Natureza são 100% naturais, orgânicos e veganos - ou seja, não são de origem animal ou testados em animais, demonstrando o respeito que a marca tem por todos os seres vivos.

Rose Bezecry conta que, para a Cativa chegar no nível em que se encontra hoje, passaram por diversas dificuldades. Uma delas foi por conta do atraso na obra do setor de orgânicos do mercado municipal. Como ela já havia comprado um volume maior de produtos para revender, o problema envolveu a durabilidade desses cosméticos orgânicos, que é menor do que as marcas convencionais. Foi então que Rose entrou em contato com a prefeitura em busca de uma possível solução. Assim, a prefeitura cedeu uma banca no meio do setor de verduras do mercado até que o setor de orgânicos fosse inaugurado. Foram 8 meses nesse espaço, conta Rose, experiência que acrescentou muito em sua jornada empreendedora.

“Como sou socióloga, nunca imaginaria que eu seria empreendedora, pois não sabia vender uma agulha”, conta. “Eu sempre busquei o Sebrae, desde o início.”

A premiação significou muito para Rose. Ela percebeu que sua empresa chegou a um patamar de média empresa, alinhado em todos os aspectos de gestão e administração de processos. E teve um significado ainda maior porque vender esse tipo de produto é muito diferente de vender um produto convencional. Ela comentou que a venda é praticamente artesanal/personalizada, pois precisa de pelo menos 20 minutos para convencer o consumidor.

Rose celebrou e gratificou a premiação à equipe e à gestão. “(...) fico muito feliz com a premiação. O meu maior agradecimento aos meus colaboradores, em especial aos gestores do Sebrae, porque cada um deu uma atenção e valorizou ainda mais tanto a minha empresa no nível de gestão, como nos propósitos. Eu mudei como pessoa e como empresária. A minha visão empreendedora se intensificou ainda mais, principalmente com as capacitações que o Sebrae ofereceu.”

Rose ainda aconselha aqueles que pretendem abrir o seu próprio negócio: “(...) procure começar correto, ou seja, começar com capacitação. Com uma oportunidade do Sebrae, por exemplo, que capacita qualquer empreendedor.”

Atualmente, a marca conta com cerca de 136 produtos - entre linha de maquiagem, cabelo, corpo e banho, entre outros -, cinco lojas físicas, além da loja online e vários representantes espalhados por todo o Brasil. Sua loja matriz fica no Mercado Municipal de Curitiba/PR, cidade que é considerada a Capital Ecológica do Brasil.

*Foto Capa - Reprodução: Google

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você