[ editar artigo]

Primeiros passos para a Exportação

Primeiros passos para a Exportação

Você possui uma micro ou pequena empresa, tem interesse em exportar o seu produto/serviço mas não sabe nem por onde começar?

Para quem tem o interesse em saber como e por onde começar, abaixo segue algumas dicas básicas;

  1. Inicie pela preparação da sua empresa para exportar, afinal é vexaminoso você fechar um pedido e não ter como entregar o que prometeu. Órgãos como a APEX e o SEBRAE possuem cursos preparatórios gratuitos e/ou com preços super acessíveis para o micro e pequeno empresário. Busque no google que é muito fácil de achar;
  2. Prepare a sua comunicação para atender o mundo. Uma breve apresentação da empresa, história da mesma, infraestrutura em inglês e espanhol, bem como um site nesses dois idiomas são o ponto de partida;
  3. Estude os aspectos relevantes do mercado alvo; como política, cultura, costumes, preferências, concorrentes, etc. Afinal você não quer gastar uma viagem caríssima para voltar de mãos vazias;
  4. Prospecte clientes. Falarei mais de prospecção nos próximos posts.
  5. Marque reuniões e visite o mercado alvo. Esse ponto é muito importante para o sucesso do negócio, tanto do ponto de vista negocial como de inteligência de mercado, afinal, você compraria algo de alguém em outro país sem conhecer a pessoa e a empresa? A APEX e as entidades de classe vinculadas ao seu setor possuem inúmeras missões/ações de visita a mercados. Acompanhe pela internet e faça essas instituições saberem que você tem interesse em exportar.

Irão surgir novos aprendizados ao longo desses quatro passos e a construção de uma primeira viagem, feira ou venda será consequência de uma estratégia adotada após um detalhado estudo do mercado alvo.

Lembre-se que vale a pena investir seu tempo em pesquisa e dados sobre o potencial do mercado antes de fazer qualquer investimento “só para ver como que vai ser”.

 

Gustavo Lauxen Spohr

Blog

Comunidade Sebrae
Gustavo Lauxen Spohr
Gustavo Lauxen Spohr Seguir

Graduado em Administração e Negócios Internacionais; Pós graduado em gestão de negócios; 6 idiomas; Negócios e visitas a mais de 60 países; 10 anos de experiencia em Negócios Internacionais .

Ler conteúdo completo
Indicados para você