[ editar artigo]

Processo - O quê é isso?

Processo - O quê é isso?

Podemos definir processo como um grupo organizado de atividades que cria valor para os clientes.

A disciplina e a repetitividade criada pela execução continuada e controlada dos processos leva as empresas à previsibilidade de resultados, tirando a dependência de esforços extraordinários ou mesmo do fator “sorte” para obtenção do sucesso pretendido.

Algumas pessoas tendem a ver os processos como um bloqueio para a criatividade, o que não é verdade. Quando as pessoas executam processos, elas direcionam sua criatividade para a atividade - fim - e não para a estruturação da atividade em si - o como fazer.

Na prática, os processos acabam sendo catalisadores e canalizadores da inovação, da melhoria contínua e também, da efetiva gestão do conhecimento [1].

Em tua empresa os processos são padronizados? Existe incentivo para que as melhorias sejam incorporadas aos padrões?

Comente e compartilhe com alguém!


Referência:

1 - Revista Mundo PM. Excelência em Gestão de TI: uma visão integrada das melhores práticas. Renato Chaves Vasques. pp. 24-25.

Blog

Comunidade Sebrae
Dórian L. Bachmann
Dórian L. Bachmann Seguir

Especialista em indicadores de desempenho e benchmarking. Ajudo na seleção, padronização, apresentação, uso e interpretação de indicadores de desempenho, para identificar oportunidades de melhorias e estabelecer metas mais eficazes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você