[ editar artigo]

4 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe em home office

4 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe em home office

O trabalho remoto - também conhecido como home office - já é realidade. O avanço da tecnologia foi primordial para oferecer novas formas de fazer negócio, afinal, na atualidade muitas empresas investem nas vendas online de diferentes produtos, inclusive de argamassa baritada.

Além disso, a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) influenciou as empresas a adotarem o home office para a equipe de setores administrativos e afins. O modelo aplicado é essencial para garantir a funcionalidade da empresa em meio a pandemia e garantir mais segurança aos colaboradores.

Contudo, trabalhos em casa exigem o mesmo desempenho e produtividade em comparação às atividades desenvolvidas no ambiente físico. Mas, é comum que haja distrações que podem afetar o desempenho e resultados da empresa. 

Por isso, se você deseja aumentar a produtividade da sua equipe em home office, continue lendo este post e confira três dicas infalíveis. Vamos lá?

1. Mantenha comunicação com a sua equipe à distância

Não há como negar que a comunicação é primordial para manter a produtividade da equipe. 

Imagine uma empresa de peças para ônibus. Existem muitas tarefas a serem realizadas no setor administrativo e, uma simples falta de comunicação, pode afetar a empresa como um todo.

Dito isso, manter a comunicação com sua equipe em home office é, basicamente, obrigatório. Mas é importante ressaltar que o contrato deve ser claro e objetivo para o melhor entendimento dos colaboradores.

Essa prática contribui para evitar erros e retalhos, pois alinha informações, planejamentos, mudanças, entre diversos fatores que envolvem o processo da empresa.
 

2. Treinamentos são fundamentais para o aumento da produtividade

É fato que os treinamentos são essenciais para capacitar os colaboradores. Esse termo é muito utilizado em processos de integração, mas não pode ser ignorado para os demais processos da organização.

Uma empresa de resíduos industriais obtém serviços específicos. Ao fazer treinamentos frequentes com a equipe, é possível ressaltar medidas de segurança, motivar, e até mesmo oferecer dicas e suporte para aumentar a produtividade.

No home office, isso não é diferente. Apesar de o trabalho ser realizado a distância, é necessário investir em treinamentos como evitar distrações, por exemplo, para gerar o melhor desempenho e concluir tarefas no horário de expediente, sem sobrecarregar ou deixar o trabalho pela metade.

Para isso, incentive a sua equipe a criar um ambiente de trabalho na residência, com local mais iluminado e silencioso, cadeiras e mesas adaptadas, e definir uma rotina de trabalhar para alcançar metas e objetivos com mais produtividade e melhor desempenho.

3. Incentive o uso de ferramentas para planejar a rotina

Outra dica importante, é que muitas vezes pode não ser determinante para o aumento de produtividade dos integrantes da equipe, o uso de ferramentas para planejar a rotina no home office.

A tecnologia avançou e gerou oportunidades excelentes para gerenciar o trabalho através de uma tela do computador e até mesmo celular. Por isso, ressalta a importância de anotar as atividades do dia, definir prioridades, entre outras, na ferramenta online de gerenciamento de tarefas.

O trello é uma opção, além do mais, é possível compartilhar o uso com toda a equipe do trabalho em home office. Logo, o colaborador consegue planejar com mais assertividade e concluir as atividades e evita o esquecimento de funções.

Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da sua equipe em home office, coloque as dicas em prática e conta pra gente os seus resultados!

Blog

Comunidade Sebrae
Usuário removido Seguir

Ler conteúdo completo
Indicados para você