[ editar artigo]

Produtividade x Atividade Física: Qual a ligação entre elas?

Produtividade x Atividade Física: Qual a ligação entre elas?

A produtividade virou um termo muito procurado: nós queremos ser produtivos o tempo todo. E nas empresas, são sempre os funcionários mais produtivos que se destacam.

No entanto para mantermos toda essa produtividade é preciso que exista um equilíbrio entre o nosso trabalho, nossa vida social, nossa vida pessoal e nossa saúde.

Se não houver esse equilíbrio, não conseguimos nos manter produtivos por tanto tempo, pois a qualidade do nosso trabalho diminui e a nossa saúde mental ó:

Após horas e horas de trabalho, em frente ao computador, pensando e criando vários modelos de conteúdos, artes, documentos etc., chega um certo momento em que nós nos esgotamos mentalmente e nossas ideias param de surgir.

Não é verdade?

Quando chegamos nesse ponto, nossa criatividade vai embora. É como se houvesse um bloqueio mental. Na verdade é o nosso cérebro nos dizendo que chegamos ao limite!

Ficamos cansados tanto fisicamente quanto psicologicamente.

E é aqui que a atividade física entra!

Várias pesquisas comprovam que a realização de atividades físicas além de melhorar a nossa saúde, também aumentam a produtividade e desempenho.

Diferente do que você está pensando, a atividade física não vai aumentar o seu cansaço. Pelo contrário, sua resistência física e mental aumentam e você se cansa menos.

Se o seu objetivo é aproveitar melhor o seu tempo, aqui está o segredo!

Como que a atividade física aumenta a produtividade?

Quando iniciamos uma atividade física, nosso cérebro entende que estamos passando por um momento de "perigo". Por isso que a nossa pressão cardíaca aumenta, fazendo com que o cérebro libere uma proteína chamada BDNF (Brain-Derived Neurotrophic Factor) para promover nossa proteção naquele momento. Esta proteína BDNF possui um elemento que repara os neurônios e memória.

Além disso, são liberados diversos neurotransmissores como:

  • Noradrenalina: que regula as atividades como o sono e as emoções, além de proporcionar em grandes quantidades sensação de bem-estar.

  • Endorfina: que ajuda no combate à depressão e ansiedade, melhora a resistência física e mental, além de ajudar na nossa concentração.
  • Dopamina: que promove mais foco, produtividade, desempenho, além de ser uma das maiores fontes de motivação.

Atualmente, grandes empresas investem em planos de exercícios para seus funcionários, inclusive dentro do horário de trabalho, uma vez que os resultados agem positivamente na qualidade do desempenho e resultados de seus colaboradores.

Alguns dos benefícios da atividade física para colaboradores e empresas:

  • Os colaboradores ficam mais autoconfiantes, positivos, concentrados, criativos e engajados;
  • Apresenta maior desempenho da equipe;
  • Cria-se um relacionamento mais forte entre os times;
  • Força de trabalho energizada;
  • Com o trabalhador motivado, o lucro é maior, pois as pessoas ficam mais motivadas e competitivas durante o serviço;
  • Forma de atrair e reter talentos;
  • Diminui o índice de falta por motivos de saúde;
  • A rotatividade de funcionários é reduzida;
  • Diminui o estresse, a ansiedade e a depressão no time.

Agora que você já sabe a importância da atividade física para o aumento da produtividade (sua e dos seus funcionários) e crescimento da sua empresa, que tal investir em um plano que cabe no seu bolso e ainda promover uma saúde ativa para seus colaboradores?

Hoje em meio a pandemia, uma ótima opção é dividir aulas de ginástica laboral com seus colaboradores, através de uma plataforma digital (como o Teams, ou Zoom).

Gostou da dica?

Resumindo: Se você quer render mais no trabalho e na vida, exercite-se!

 

Convido você para participar dos nossos Aulões de Pilates Online, aos domingos às 10h. Se você tem interesse, é só clicar aqui e entrar no grupo.

Até mais!

 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você