[ editar artigo]

Profissional autônomo, saiba a importância da capacitação

Profissional autônomo, saiba a importância da capacitação

A concorrência profissional está acirrada e as movimentações na economia do país estão forçando que os profissionais, inclusive autônomos, busquem capacitação constante. Há cinco ou dez anos, o empregador oferecia gratuitamente treinamentos que, muitas vezes, podiam até serem feitos durante o expediente. Hoje, até acontece, mas não é bem assim. Tanto profissionais micro e pequenos empreendedores, profissionais RPA e também os CLT precisam não depender mais do seu empregador/cliente para capacitar-se cada vez mais e melhor.

Recentemente, um consultor de gestão me contou que as grandes empresas com as quais ele trabalha, como uma das formas de reduzir custos, preferem contratar consultoria no lugar de um profissional interno, principalmente porque o fornecedor é mais barato e possui características diferenciadas do CLT. Como o profissional externo passeia por muitas realidades corporativas, ele acaba tendo uma expertise mais ampla sobre o profissional interno. Além de que, para manter o contrato, esse fornecedor precisa ser altamente capacitado e resolver a questão pela qual foi contratado conforme o que está combinado, caso contrário está fadado à substituição.

Entretanto, apenas a vivência de atendimento dos clientes não garante toda a qualidade necessária para o desempenho das demandas e captação de novos clientes, bem como sua segurança profissional. A resposta que você busca sobre os motivos de procurar qualificação constante está na velocidade e volume das informações e de novas criações de ferramentas de trabalho. Um exemplo simples são os aplicativos de celular que facilitam a execução de tarefas simples do dia a dia, como planejamento, arte para postagens nas redes sociais, conversores de pdf’s em podcasts para escutar enquanto no está na estação de trabalho, entre outros. Duas amigas minhas, inclusive, usam muito os podcasts para se manter informadas e atualizadas.

Outra dica de onde e como buscar capacitação e uma experiência interessante profissional é a participação em eventos do seu interesse. Nas publicações que fizemos nas últimas semanas sobre produção de eventos, comentamos que a temporada de eventos já começou. Em março, inclusive já estão disponíveis diversos encontros profissionais que permitem networking e muito aprendizado.


Para o empreendedor em geral, os eventos do Facebook já oferecem uma gama de possibilidades bastante interessante. Num texto anterior, falei sobre dicas de vendas. O profissional que me inspirou para o conteúdo (Guilherme Machado) estará em Curitiba fazendo uma palestra no Business CWB 4.0 com Clóvis de Barros Filho em maio. O evento abordará as técnicas das empresas campeãs de vendas. Ainda sobre vendas, Curitiba recebe também o 3º Congresso Paranaense de Vendas.

Eu ressalto essas possibilidades porque o profissional autônomo é o que mais cresce no país e as opções de vendedores e comerciantes micro e pequenos empreendedores é bastante extensa. Veja essa lista. Há também uma infinidade de cursos EAD e até gratuitos. Veja essa opção.

No final do mês, acontecerá também um evento bastante interessante para o setor de seguros e proteção. Trata-se da convenção nacional de corretores independentes – 6ª Convenção Nacional Rede Lojacorr, que reunirá profissionais e palestrantes de todo o país. Vale salientar que esse profissional não está enquadrado no MEI, mas sim em micro empresa. Entretanto, trata-se de uma profissão promissora do setor e quem puder atualizar-se estará à frente no mercado.     

Essas são apenas algumas dicas e oportunidades de crescimento profissional que podem ajudar o empreendedor, o fornecedor e o profissional a obter mais sucesso e prosperidades, através de experiências pessoais e à distância.

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você