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Propósito, o seu legado para a sociedade

Propósito, o seu legado para a sociedade

A nova fronteira do marketing é o propósito da marca, pois as empresas precisam ter valores concretos e comunicá-los ao consumidor. Como estamos passando por constantes transformações digitais e as pessoas estão mais socialmente conscientes e à procura de empresas que refletem seus valores, a transparência entre marcas e seus públicos é cada vez mais importante. 

A pressão e a responsabilidade para entregar valor da marca é muito mais intensa. Isso é sentido em toda a empresa, abrangendo gerenciamento de cadeia de suprimentos, fornecedores, experiência do cliente, marketing e publicidade.

De acordo com um estudo realizado pela Nielsen, 66% dos respondentes estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas que se comprometem com questões sociais e ambientais. Ou seja, o público está se identificando e se alinhando com marcas que compartilham seus valores e que não se preocupam apenas com a venda de seus produtos. 

Hoje, apresentar apenas um produto ou serviço não é o suficiente para atrair e manter seus clientes. Os consumidores procuram marcas que definem e contribuem para um propósito maior - que utilizam a inovação e autenticidade para o bem.

Qual é a missão certa para sua marca? 

A missão deve fazer sentido e estar alinhada ao DNA da sua empresa a fim de gerar mudanças genuínas que apoiam as causas do negócio e fazem a diferença na comunidade em geral.

Também é preciso considerar as áreas em que a sua marca deve estar presente, considerando sua diversidade para capacitar e fortalecer os diferentes nichos, fazendo uma diferença tangível em toda a sociedade.

Como falamos, a tecnologia tem possibilitado um número maior de informações e o mundo está se tornando amplamente conectado. As empresas precisam entender que o público se preocupa com valores, funcionalidades, emoções e com o que sua marca entrega ao mundo. 

Marcas que pensam apenas em seus próprios objetivos certamente morrerão. Quem quer crescer e vencer precisa pensar em como contribuir para o mundo em que vivemos. Dessa forma, o ambiente corporativo deve associar o lucro e a competitividade com a justiça social, eficiência e bem-estar.

Por que algumas marcas são amadas pelo público?

Um estudo com centenas de companhias publicado no livro “Firms of Endearment” identificou 28 empresas que são amadas por todos os públicos com os quais se relacionam. Essas marcas pagam mais aos seus funcionários, entregam valor aos seus clientes, são parceiros de fornecedores prósperos e, principalmente, trazem bons retornos aos investidores. Porém, o grande diferencial dessas organizações é que todas possuem um propósito. São empresas que entendem o que o seu público precisa.

O propósito dá sentido à direção estratégica, sustentando os valores e a cultura da organização que guiarão as táticas do negócio. Ou seja, ele guia a razão de existir da marca,  por isso é necessário ser internalizado nas pessoas e transmitido para o mercado a todo instante.

Marcas queridinhas do público

Podemos exemplificar o que é propósito observando o conceito apresentado por marcas que conquistaram o coração do público.

  • Havaianas: Levar a alegria de viver ao público brasileiro;

  • Disney: Levar a magia à vida das pessoas;

  • Apple: Conhecida pelo design, inovação e criatividade;

  • Nike: Trazer inspiração e inovação para os atletas;

  • Google: Organizar as informações e torná-las mundialmente acessíveis e úteis;

  • Coca-Cola: Inspirar momentos de otimismo e felicidade e refrescar o mundo;

  • Dove: Criar um mundo em que a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade;

  • Red Bull: Revitalizar o corpo e mente;

  • Tesla: Acelerar a transição mundial para o transporte sustentável;

  • Starbucks: Inspirar e nutrir o espírito humano.

Como criar seu propósito de marca

Primeiro, é preciso buscar em sua história, a razão de existir da empresa, declarando o que você quer mudar no mundo. Por exemplo, A Disney quer mais magia, a Coca-Cola mais felicidade e a Dove mais empoderamento feminino. Deixe claro o que sua marca gostaria de ver acontecer no mundo e lembre-se que este será seu objetivo.

Crie uma forte conexão com o público. Mostre suas forças, paixões e o que sua marca vai fazer para possibilitar que essa mudança aconteça. Além disso, é imprescindível mostrar como o propósito da marca é expressado em cada nível da organização. Ele deve ser o objetivo de todos que trabalham e compram sua marca. Para o público se conectar com o seu propósito é preciso identificar o que sua empresa está fazendo para ser diferente das demais. Após a identificação do objetivo, planeje a estratégia que o levará onde quer chegar. Porém, especifique os passos e métricas que podem ajudá-lo a identificar seu progresso. 

Propósito da marca é um excelente aliado das empresas que querem se diferenciar e crescer. Ou seja, ele é seu legado para a sociedade!

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