Por que você se levanta de manhã? Talvez você tenha dito que se levantava de manhã para poder ir ao trabalho e ganhar dinheiro para pagar as contas, ou talvez você se levante simplesmente porque o despertador tocou! ⏰
Mas também é provável que haja uma relação mais profunda em sua resposta que envolve por que você faz essas coisas. O propósito é onde encontramos significado — é a sua missão no mundo, algo que faz você se sentir bem.
Por que é importante ter um senso de propósito?
Pessoas sem propósito estão constantemente insatisfeitas consigo mesmas e com o mundo 😥. Não conseguem equilibrar a vida pessoal com o trabalho, têm relações sociais frágeis e estão sempre em busca de algo que nunca vão alcançar, pois não sabem o que querem da vida.
Se para você não faz sentido ter um propósito, separei uma lista de benefícios que ter aquele “algo a mais” pode trazer para você:
📌Foco: saber seu propósito significa que você conhece sua direção na vida. Só essa clareza de visão permite que você saiba onde concentrar sua energia. É como fazemos as coisas. Ao eliminar as distrações e trabalhar apenas em uma coisa, você realizará mais do que faria se sua atenção estivesse dividida. Esse tipo de foco leva ao sucesso na vida!
📌Cumprimento: com um propósito, as coisas acontecem. Começamos a realizar mais e, ao fazê-lo, acabamos tendo um impacto mais positivo sobre as pessoas ao nosso redor. Não há nada mais gratificante do que saber que você está fazendo a diferença.
📌Integridade: formamos nossos valores quando decidimos o que é certo ou errado (geralmente em relação às nossas ações). Ao conhecer nosso propósito, também conhecemos nossos limites. É essa clareza que nos permite agir com integridade.
📌Confiança: quando você conhece o propósito de sua vida, fica mais confiante. Você sabe que está aqui por um motivo e que sua contribuição faz diferença no mundo.
📌Resiliência: pessoas com um forte senso de propósito tendem a ser mais resilientes e apresentam melhor recuperação de eventos negativos.
📌Saúde: assim como as pessoas têm necessidades físicas básicas, como dormir, comer e beber, elas também têm necessidades psicológicas básicas. E o propósito, é o fator mais profundo de bem-estar que existe.
Por exemplo, com um propósito definido são mais propensas a se sentirem física e mentalmente saudáveis, enquanto aquelas que estão “procurando” por um significado têm menos probabilidade de se sentir assim. Devemos enfatizar as atividades que amamos, que são significativas para nós, e não apenas vê-las como “algo extra” que só buscamos quando temos tempo, mas como fontes essenciais de saúde e bem-estar.
Para saber qual é o seu propósito, é preciso ter autoconhecimento
Comece se questionando:
- Quem sou eu?
- O que eu tenho para contribuir com o mundo?
- Se eu tivesse apenas mais um ano, como o gastaria?
- Quais são minhas principais crenças e princípios?
- Em quais momentos na semana passada eu me encontrei completamente engajado e focado no que estou fazendo, sem estresse ou distração?
Permita-se escrever aberta e honestamente pelo tempo que precisar para encontrar respostas a essas perguntas, que o ajudarão a descobrir seus dons, paixões e valores. Para maximizar seu senso de propósito, tenha em mente as seguintes premissas:
- Seus dons não são apenas suas habilidades e talentos, mas o que você ama fazer;
- Sua paixão é algo pelo qual você sente uma profunda curiosidade e interesse;
- Seus valores incluem suas crenças e o que você considera mais importante.
Lembre-se de que não há resposta certa ou errada, e seu propósito pode mudar ao longo de sua vida! Por isso, você pode reavaliar suas respostas. Esse processo de autodescoberta o ajudará a se aproximar de sua própria razão de ser, o que pode ter efeitos poderosos sobre o seu dia a dia, sobre sua qualidade de vida e sua prosperidade.
E então, qual é o seu propósito? Conta aqui pra mim nos comentários 🙂
Um abraço,
Bianca Becker.
Consultora de Marketing Digital no Sebrae Paraná 🤩🚀 Especialista em Marketing de Conteúdo, estratégias de Relacionamento Digital e Transmissões ao vivo no Youtube.