[ editar artigo]

Qual o futuro do comércio pós pandemia?

Qual o futuro do comércio pós pandemia?

De um dia para o outro nos deparamos com uma mudança radical com a chegada do COVID-19, e assim, com inúmeras mudanças e claro, resultando em consumos mais cautelosos.

O futuro do consumo não se aplica apenas ao varejo, mas em indústria e prestação de serviços entre outros segmentos, onde os novos protocolos de saúde, serão uma competência que nós teremos que desenvolver, assim como:

  • Protocolos de atendimento;
  • Protocolos de entrega dos produtos;
  • Protocolos de higienização e;
  • Capacitação e treinamentos das lojas e de equipes.

Nós estaremos mais atentos e mais preocupados com esses protocolos quando tudo começar a voltar ao “normal”.

Esse é um momento que vai demandar de todos novas reflexões, não apenas no consumo, mas em vários negócios, em relação ao que está sendo ofertado e observando o que será mais importante nos próximos meses, mantendo o diálogo digital.

Nós humanos, temos uma capacidade flexível de entender os novos tempos! Nos adaptamos!

E diante desse período de isolamento é preciso desenvolver - não importa o segmento e a atividade do seu negócio -, uma competência a mais nas habilidades emocionais, porque os clientes irão retomar para ele esse nível de engajamento de consumo, com novos desafios, novos protocolos e a partir desse momento, ser capaz de emocionar as pessoas para que elas vejam valor no seu produto e no seu serviço.

As competências de ligações emocionais serão muito importantes em uma retomada de consumo!

E assim, percebemos que houve um crescimento considerável no nível de empatia entre as pessoas, estão mais emotivas, então o contar histórias é muito forte nesse momento. Estabeleça conexões!

Esse é o momento de falar com o coração, de ser capaz de conectar as nossas histórias, as nossas vontades, de lembrarmos porque existimos, porque criou essa marca, porque você tem esse negócio, porque trabalha nessa atividade, de onde veio o seu sonho. Sua história pode gerar uma história memorável no seu negócio!

 

Antes de contar histórias, é preciso criar histórias!

 

Esse conteúdo foi abordado no Connect, no canal do YouTube Sebrae Paraná.

O entrevistado, Carlos Ferreirinha – Fundador e Presidente da MCF Consultoria, traz mais detalhes desse assunto e responde algumas perguntas que segue abaixo, junto com o vídeo do Connect.

 

Confira!

  • Como o empresário pode se preparar para outras datas comemorativas nesse momento?
  • Quais os desafios as empresas que atuam no segmento de moda, acessórios, beleza, bem e estar e entre outros terá no consumo futuro?
  • Para prestação de serviços quais as recomendações especificas?
  • Que dica você sugere para o varejo da Educação?
  • Após a pandemia os setores de bares irão diminuir o fluxo de pessoas?
  • Quais são essas novas oportunidades pós pandemia?

 

 

Até breve,                                                                                                          

Cynthia Nascimento.

 

 

Blog

Comunidade Sebrae
Cynthia Nascimento
Cynthia Nascimento Seguir

Empresária | Gerenciamento de Comunidade Digitais | Consultora em Curadoria de Conteúdo | Produção de Conteúdo para Mães Empreendedoras | Mãe da comunicativa Rebeca e do Pedro, que adora montar coisas!

Ler conteúdo completo
Indicados para você