[ editar artigo]

Qual o melhor roteador para minha empresa?

Qual o melhor roteador para minha empresa?

Ter uma internet de qualidade na empresa nos dias atuais é indispensável, pois ela é necessária desde o processo de comunicação básica entre os membros, pagamentos feitos com cartão de crédito pelos clientes, utilização pelos mesmos e emissão de notas fiscais.

E ao falar de internet, precisamos falar também sobre roteador, pois é através do mesmo que o sinal de wi-fi é emitido para todos e se esse sinal não for de qualidade, poderá haver atrasos e problemas na empresa.

Eis a importância de se ter um aparelho de qualidade e que permita múltiplas conexões com facilidade, segurança e rapidez.

Vamos conhecer alguns.

APARELHOS ROTEADORES RECOMENDADOS PARA EMPRESAS

Beleza, mas como escolher um modelo capaz de atender as demandas de uma pequena, média ou grande empresa?

Vamos aos requisitos e especificações

Para selecionar bem um roteador para sua empresa, você deve primeiro avaliar se você precisará ter uma ou várias redes, no caso, redes para clientes e redes para funcionários.

Alguns recursos que você precisa ficar de olho são:

  • Aparelhos que permitem atualização do Firmware;
  • Aparelhos que permite o diagnóstico de rede;
  • Se o roteador permite criação de rede privada virtual (VPN);
  • Capacidade da antena (sinal);
  • Velocidade de processamento;
  • Suas opções de segurança.

MODELOS RECOMENDADOS

CISCO (Modelo rv110w-a-na-k9)

A marca Cisco é conhecida por ter modelo bem versáteis e com boas opções de segurança. Esse modelo em questão possui suporte a VPN, fora as 4 portas LAN e conectividade wi-fi de 802.11n. 

  • Esse modelo conta com uma espécie de gerenciador de dispositivos parecido com o navegador de um PC, isso facilita a configuração.
  • Quatro portas Ethernet para conectar outros PCs, Telefones IP e impressoras.
  • VPN - Suporte para criação de redes privadas virtuais.

Esse é um roteador recomendado para pequenas empresas que não necessitam de um equipamento robusto, sua velocidade de processamento não é tão alta, mas é de excelente uso para criar poucas redes e conectar vários aparelhos.

Lembrando que esse roteador também é de fácil configuração.

D-Link AC3200

Esse roteador é o que podemos chamar de 3 em 1, pois ele funciona exatamente assim, pois possui 6 antenas de conexão 2.4Ghz, o que permite conectar vários celulares e computadores com o mínimo de interferência possível.

A potência desse roteador no quesito processamento é muito boa também, ele vem com processador de 1GHz, o que permite que múltiplas conexões sejam feitas com total fluidez, o tráfego é otimizado pela opção de Qos Inteligente.

Outras funções:

  • 1 porta WAN Gigabit;
  • 4 portas LAN Gigabit;
  • Suporte tri-band.

Esse é um roteador muito bom para sua pequena e média empresa. Pois conta com velocidade e desempenho intermediários, fácil instalação e configuração.

(Para configurar esse e outros modelos de roteador, consulte o site 19216801.club (Clube do Wi-Fi) ou acesse diretamente o site da fabricante.)

Nighthawk X10 da NetGear

Se você tem uma lan house ou uma empresa que necessite transmitir arquivos grandes e numa velocidade superior, esse roteador wi-fi deve ser considerado fortemente como sua escolha.

O Nighthawk X10 é tido como o roteador wi-fi mais rápido do momento para transmissão de streaming (vídeos ao vivo para muitos pessoas assistirem), pois o mesmo roda numa capacidade de 802.11ac/ad wi-fi para esse tipo de transmissão, mas de forma ultra suave de arquivos 4k e download hiper velozes.

Quando falamos do cérebro do X10, trata-se de um Quad Core 1.7Ghz (Quad Stream), sua velocidade pode chegar até 7.2Gbps, além disso, tem 4 antenas externas de alcance excelente.

O único ponto a ser observado nesse roteador é quanto suas atualizações de firmware, devem ser feitas com muito cuidado.

AC3200 da TrendNet

Esse roteador também é excelente no custo X benefício, ele possui velocidade de transmissão de 3.200Mbps em ambas as frequências (2.4GHz e 5.0GHz), além da tecnologia de conectividade inteligente que agrupa dispositivos mais lentos e outros mais rápidos no intuito de melhorar a força do sinal.

O processador do AC3200 da TrendNet tem 1GHz, o que permite boa fluidez no aparelho sem travamentos e lentidões na conexão.

Uma de suas desvantagens está no preço e na dificuldade de configuração pelo usuário comum, sendo recomendado a contratação de um profissional especializado para tal.

Apesar de suas desvantagens citadas, ainda continua sendo um bom modelo que se bem configurado, não apresentará problemas por um longo tempo.

Concluindo

Fica a critério do empresário avaliar a compra através do modelo que mais lhe atende tendo em vista suas peculiaridades, velocidade, preço, capacidade do sinal, processador, segurança e fluidez.

Espero que você possa tomar uma decisão melhor a partir de agora, boa sorte.

Blog

Comunidade Sebrae
Pablo Macovel
Pablo Macovel Seguir

Estudante de Administração e Ciência da Computação

Ler conteúdo completo
Indicados para você