[ editar artigo]

Engenharia e arquitetura: seja relevante neste segmento! 👷🏽‍♂👷🏻‍♀

Engenharia e arquitetura: seja relevante neste segmento! 👷🏽‍♂👷🏻‍♀

Quando se fala em Qualidade em projetos para a construção civil, uma dúvida oculta nos vêm à mente, e uma certeza nos vem clara. A certeza é: “É claro que meu serviço tem qualidade!”, e a dúvida é: “O que ele entende por qualidade?”

O fato é que, assim como outros serviços, os projetos de engenharia e arquitetura são avaliados em relação à sua qualidade, e devem ser gerenciados assim como exigimos a qualidade de serviço de telefonia móvel, internet, ou mesmo de um restaurante.


A qualidade de um projeto deve buscar, entre outros, o atendimento das necessidades do cliente, e ao atendimento dos critérios técnicos, normativos. Projetos de AEC (Arquitetura, Engenharia, Construção Civil) também devem ser desenvolvidos para entregar Qualidade para seus clientes. Desta forma é importante entender quais são os requisitos de Qualidade em relação a estes dois aspectos, satisfação do cliente e atendimento a normas técnicas, como ABNT NBR 15.575/2013, ABNT NBR 9050/2015, ABNT NBR 6118/2014, etc.

Normalmente arquitetos e engenheiros entendem por “projeto” o conjunto de documentos, desenhos (plantas e perspectivas), memoriais descritivos e planilhas necessários para a correta execução de uma obra civil, que em inglês seria traduzido como “design”.

Entretanto, segundo o Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos para NBR 9001 (ABNT, 2008), o projeto é constituído dos "processos que transformam requisitos em características especificadas ou na especificação de um produto, processo ou sistema". Neste sentido, o Gerenciamento de Projetos, envolve o planejamento e gestão do escopo, prazo, riscos, custos, recursos humanos, entre outros, além da Gestão da Qualidade.


A melhoria da qualidade dos projetos de Engenharia e Arquitetura passa pelo entendimento destes itens: o que é qualidade, quais normas devem ser seguidas, como satisfazer o cliente, como gerenciar a qualidade em um escritório de projetos de AEC. Com isso para a empresa obterá diminuição de erros (aumento da qualidade), diminuição de tempo (diminuição de retrabalhos) e consequentemente diminuição de custo (diminuição de horas trabalhadas).

A padronização dos processos será necessária para que se crie uma padronização de procedimentos, bem como para que se alcance esta pretendida qualidade. A melhoria destes processos almejando um processo enxuto, sem desperdícios, é uma forma de se buscar maior produtividade e qualidade, e menores custos.

🔴🔴🔴 Vamos falar sobre isso e muito mais, num evento presencial no Sebrae de Maringá (20/02), participe conosco, é gratuito! Grande oportunidade para adquirir conhecimento e gerar conexões relevantes no seu segmento. Mande um e-mail para: RAdsantos@pr.sebrae.com.br (Rejiane) demonstrando seu interesse em participar 😉🔴🔴

🙂🤝

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Blog

TAGS

Qualidade

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você