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Que tal desenvolver as suas competências Emocionais?

Que tal desenvolver as suas competências Emocionais?

Hoje vamos ver como o autor sugere que possamos desenvolver a nossa competência Pessoal e Emocional. Essas competências determinam como relacionamos conosco e com os outros.

Segundo o autor no Livro Trabalhando a Inteligência Emocional, relata que, a inteligência emocional determina nosso potencial para aprender as habilidades práticas que estão baseadas em cinco elementos: autopercepção, auto-regulação, motivação, empatia e aptidão natural para os relacionamentos.

 

O primeiro elemento é a Autopercepção

Conhecer os próprios estados interiores, preferências, recursos e intuições, procurar se perceber e sentir como está agindo e reagindo aos estímulos que recebe.

Para facilitar a sua Autopercepção procure ficar atento nos pontos abaixo:

🔸 Percepção emocional: Reconhecer as próprias emoções.

🔸 Auto-avaliação precisa: Conhecer os próprios pontos fortes e limitações.

🔸 Autoconfiança: Certeza do próprio valor e capacidade.

 

O segundo elemento é a Auto-regulação

Esse elemento é fundamental para perceber e lidar com os próprios estados interiores, impulsos e recursos.

Para facilitar a sua Auto-regulação procure ficar atento nos pontos abaixo:

🔸 Autocontrole: Lidar com emoções pertubadoras e impulsos

🔸 Merecer confiança: Manter padrões de honestidade e integridade

🔸 Ser consciencioso: Assumir a responsabilidade pelo desempenho pessoal.

🔸 Adaptabilidade: Flexibilidade para lidar com as mudanças

🔸 Inovação: Sentir-se à vontade e aberto diante de novas ideias, enfoques e novas informações.

 

O terceiro elemento é a Motivação

Esse está ligado aos resultados e atingimento de seus objetivos, quais as tendências emocionais que guiam ou facilitam o alcance de metas, o que te mobiliza para a ação? Veja os pontos a seguir:

🔸 Vontade de realização: Esforçar-se para melhorar ou satisfazer um padrão de excelência.

🔸 Dedicação: Alinhar-se com as metas do grupo ou organização.

🔸 Iniciativa: Estar pronto para agir diante das oportunidades.

🔸 Otimismo: Persistência na perseguição das metas a despeito de obstáculos e reveses.

 

O quarto elemento é a Empatia

A Empatia é uma competência social que determina como lidamos com os nossos relacionamentos com as outras pessoas.

Esse elemento podemos ter a Percepção dos sentimentos, necessidades e preocupações dos demais, ou seja, perceber, entender, compreender e se colocar à disposição para contribuir om o outro. Vejamos os pontos a seguir:

🔸 Compreender os outros: Pressentir os sentimentos e perspectivas dos outros e assumir um interesse ativo por suas preocupações.

🔸 Orientação para o serviço: Antever, reconhecer e satisfazer as necessidades dos clientes.

🔸 Desenvolver os outros: Pressentir as necessidades de desenvolvimento dos outros e melhorar sua habilitação.

🔸 Alavancamento da diversidade: Cultivar oportunidades através de diferentes tipos de pessoas.

🔸 Percepção política: Ler as correntes emocionais e os relacionamentos de poder de um grupo.

 

O quinto elemento é a aptidão natural para os relacionamentos

Essa competência mostra a nossa Aptidão Social natural para induzir nos outros as respostas desejáveis, a persuasão está muito presente nessa competência. Vejamos alguns pontos para melhorar esse elemento.

🔸 Influência: Implementar táticas eficazes de persuasão.

🔸 Comunicação: Emitir mensagens claras e convincentes

🔸 Liderança: Inspirar e guiar grupos e pessoas

🔸 Catalisador de mudanças: Iniciar ou administrar as mudanças, sem medo.

🔸 Gerenciamento de conflitos: Negociar e solucionar desacordos, vamos ver o lado bom do conflito.

🔸 Formação de vínculos: Estimular os relacionamentos produtivos, com vínculos autênticos.

🔸 Colaboração e cooperação: Trabalhar com outros, rumo a metas compartilhadas.

🔸 Capacidade de equipe: Criar uma sinergia de grupo, buscando atingir metas coletivas.

Praticar essas dicas irão contribuir para o desenvolvimento de suas competências emocionais e contribuir com a sua performance nos relacionamentos pessoais e Profissionais.

Bora praticar.

Fonte: Livro: Trabalhando a Inteligência Emocional de Daniel Golemam

Valdir Vergilio Madeira

Consultor de Negócios, Coach e Mentor.

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