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Que tal usar os games para engajar a equipe?

Que tal  usar os games para engajar a equipe?

Já pensou em implantar gamificação na empresa? É uma técnica que está se tornando tendência e pode ser usada em várias áreas para estimular a competitividade, melhorar o engajamento, a comunicação interna, a interação e muitas organizações estão cada vez mais investindo nesse recurso.

Segundo o relatório da companhia global de pesquisa Markets and Markets é esperado que até o ano de 2018 a gamificação torne-se um mercado de mais de R$ 5 bilhões de dólares no mundo todo. Neste post, você vai conhecer tudo sobre essa estratégia!

Gamificação: o que é?

A gamificação é uma estratégia baseada em técnicas de games que pode ser usada em processos dentro da empresa, que visa à estimulação da participação, a cooperação, a competitividade, entre outros.

Dessa forma, ela não é um jogo de entretenimento, mas uma abordagem feita com base nos elementos e princípios de jogos para criar uma experiência com foco em resultado para os colaboradores.

A prática vai estimular o aprendizado dos profissionais e aumentar o envolvimento de todos os participantes, além de melhorar o desempenho e fornecendo feedback, para que cada um conheça os seus pontos fortes e fracos, para saná-los. Além disso, o recurso pode ser aplicado em vários tipos de ambientes, até os mais formais ou informais.

Várias empresas adotam a estratégia, como a Gerdau, que substituiu o treinamento teórico por jogos de conhecimento: investiu em um programa de capacitação de pessoal por meio do uso de óculos de realidade virtual.

Outra exemplo de companhia que aderiu à gamificação foi a Deloitte, que substituiu os treinamentos tradicionais por cursos interativos na internet. Como resultado, a empresa aumentou em 47% o tráfego no site.

Gamificação: como funciona?

A estratégia busca a diversão para manter os colaboradores envolvidos. Incentiva o uso de feedbacks constantes, colaboração e vários meios de conquistas para engajar os envolvidos. Por meio da motivação inspirada nos games, há rankings, pontos e medalhas que são comuns nos jogos.

Desta maneira, recompensas são oferecidas aos colaboradores que realizam tarefas pré-determinadas em níveis e fases que precisam ser vencidas. A tarefa varia de acordo com o objetivo a ser alcançado e, por isso, existem regras, aplicação de controle e também a mensuração de indicadores.

O princípio trabalhado é que a diversão é a maneira mais fácil de mudar e criar hábitos novos nas pessoas. Por isso, a gamificação atua estimulando a competitividade e a cooperação. O reforço do aprendizado ocorre de forma imediata pelos feedbacks que indicam se a decisão tomada está certa ou não.

O foco desse recurso ocorre de maneira interna dentro da empresa, pois vai permitir o desenvolvimento, o engajamento e a satisfação. Mas, a gamificação também pode ser usada com foco externo para encontrar novos colaboradores ou envolver os clientes com a marca e os produtos.

Como implantar na empresa?

Antes de implantar qualquer estratégia, é preciso definir os planos e conhecer:

  • Pontos fracos da organização: Identifique os colaboradores que estão desmotivados, se teve queda no desempenho ou na produtividade, se o engajamento diminuiu, ou seja, busque encontrar os desafios que precisam ser superados.
  • Qual o objetivo da estratégia? Por que você quer implantar a gamificação na companhia? Defina um plano que precisa ser cumprido com foco na correção dos problemas e nas soluções. Tente identificar o que precisa ser priorizado, incentivado e o que pode gerar mais competitividade.
  • Elabore um projeto: Alinhou os objetivos? Trace um plano das coisas que precisam ser feitas e elabore plano para ser repassado para os colaboradores. Neste ponto, você vai conseguir entender o porquê esse recurso é eficiente e importante para a empresa.
  • Pesquise e busque por referências. Encontre uma empresa para ajudar no desenvolvimento de uma plataforma para colocar a estratégia em prática. Procure por uma que se adeque ao orçamento e que tenha conhecimento sobre treinamento de equipe e desenvolvimento.

Um dos fatores mais importantes neste processo é o feedback que a gamificação fornece. Os colaboradores vão poder se conhecer melhor e avaliar as decisões que estão sendo tomadas, os pontos fortes e os que precisam ser melhorados.

Gamificação: resultados que a estratégia fornece:

  • Competitividade de forma saudável: as pessoas ficarão com vontade de encarar os desafios e superá-los.
  • Estimula o sentimento de conquista: ao atingir o objetivo, o colaborador ficará satisfeito pois conseguiu comprimir com a missão. Isso é fundamental para que ele continue engajado, participativo e animado para as próximas conquistas.
  • Conhecer o desempenho: pela estratégia o colaborador poderá mensurar a sua evolução, ou seja, o seu progresso. Saberá as suas conquistas, falhas e progressos. Desta forma, poderá fazer uma análise crítica para se antecipar as necessidades do recurso e ainda as tendências do mercado.

Exemplos de gamificação

Existem vários exemplos de gamificação que podem ser usados no dia a dia da empresa para melhorar a comunicação e conseguir resultados. Entre os principais são:

  • Quiz

Por meio de perguntas será possível analisar se os participantes conhecem os objetivos da organização, a cultura, os seus valores, a história, entre outros dados. O resultado é divulgado para o time, que deverá procurar pelas informações.

  • Quem é o colaborador?

O objetivo é descobrir quem é o colaborador apresentado e visa à interação entre os participantes. A equipe monta um perfil para cada pessoa do time periodicamente é apresentado na empresa e os colaboradores precisam descobrir quem é o profissional.

Por meio do e-mail, formulário ou outra ferramenta de comunicação à resposta é enviada e depois a equipe divulga a resposta. Os ganhadores recebem pontos ou premiações que foram estipuladas.

  • Detetive

O foco é auxiliar no espírito de equipe e na colaboração. A equipe de comunicação divulga alguns problemas que o time está passando e devem ser divulgados em outros setores da empresa. As melhores sugestões são premiadas.

A gamificação é uma estratégia que pode ajudar a resolver os conflitos da sua organização e ainda ajudar a manter o engajamento e a competitividade nos colaboradores. Antes de implantar o recurso na empresa, é preciso estudar e criar um plano estruturado com foco no objetivo e em todos os pontos que precisam ser melhorados.

Qual a sua opinião? Considera o recurso eficiente? Deixe o seu comentário e continue conferindo as melhores dicas de empreendedorismo, empresas e novidades no Clube Sebrae.

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Bárbara de Almeida
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Biomédica na área de publicidade! rs... Trabalho com produção de conteúdo desde 2012 em vários nichos: empreendedorismo, notícias, cursos, saúde, e muito mais. Adoro escrever, criar e me reinventar por meio das palavras!

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